Naruto

Wikis > Naruto

naruto-wiki

 

Naruto

 

Surgimento

Naruto Uzumaki é um personagem criado pelo mangaka Masashi Kishimoto, e personagem principal do manga Naruto, publicado pela editora japonesa Shueisha na revista semanal Weekly Shounen Jump entre os anos de 1999 e 2014.
Na história, Naruto começa como um jovem órfão de 12 anos, nascido e criado na vila ninja Konoha. Ele tem uma personalidade forte, impulsiva e age de maneira impensada na maioria das vezes.
Naruto é rejeitado por todos em sua vila, por motivos que não ficam claros a princípio. Movido por seu desejo de ser aceito e reconhecido, ele estabelece que seu maior sonho é se tornar um grande ninja e o chefe da vila, posto que recebe o nome de Hokage. Infelizmente, ele não demonstra muita aptidão a princípio, embora seja muito determinado e treine mais do que todos os outros alunos da academia ninja.
Ao longo da história, Naruto descobre a verdade sobre seu próprio passado e também se desenvolve aos poucos, chegando cada vez mais perto de realizar seu sonho. Além disso, ele também começa a se conectar mais a outros, formando laços de amizade e respeito, e deixando para trás sua infância de solidão e isolamento.

História (Contém Spoiler)
Conforme o mangá avança, descobrimos muitos aspectos do passado de Naruto. Um dos aspectos mais interessantes é o fato de que ele é, na realidade, filho do líder mais poderoso que a vila ninja de Konoha já teve, o Quarto Hokage – Minato Namikaze.
Já a mãe de Naruto, também uma ninja, foi Kushina Uzumaki, da vila ninja de Uzushio. Kushina era também a hospedeira de um demônio jinchuuriki, a Raposa de Nove-Caudas, ou Kyuubi. O demônio ficava selado em seu corpo e, assim, sob controle.
Quando Kushina estava prestes a dar a luz, houve um ataque por parte de um ninja inimigo, que acabou levando à liberação da Kyuubi – a qual atacou a vila de Konoha, causando grande destruição. Minato conseguiu selar o demônio dentro do corpo de seu filho recém-nascido, mas o incidente custou a vida dos pais de Naruto. E assim, ele acabou órfão e também segregado por quase todos na vila, que o viam como uma ameaça devido ao demônio preso em seu corpo.

Principais mentores
Ao longo de sua história, Naruto encontra muitos ninjas, e acaba aprendendo alguma coisa com todos eles. Porém, ele tem alguns mentores principais, figuras extremamente importantes na sua jornada para descobrir a si mesmo e crescer para tornar-se um grande ninja.

Iruka Umino
Iruka foi o professor de Naruto na academia ninja. Ele tornou-se uma espécie de irmão mais velho para Naruto, ensinando a ele a importância e o significado da bandana para um ninja e, mais tarde, entregando a Naruto sua primeira bandana quando ele finalmente se tornou merecedor do título de genin (o rank mais baixo de ninja).
Mesmo depois de Naruto tornar-se genin, graduando-se na academia ninja e passando ao treinamento de chuunin (o segundo rank de ninja) com Kakashi, os dois continuavam a se encontrar para conversar e comer ramen, a comida favorita de Naruto.

Kakashi Hatake
O segundo professor de Naruto, depois que ele já havia recebido o título de genin e se graduado na academia ninja. Kakashi sempre foi uma figura misteriosa, mas ganhou o respeito de Naruto graças a suas inegáveis habilidades como ninja.
Muitas vezes é possível ver, no anime ou mangá, alguma discussão divertida entre eles, já que Kakashi muitas vezes trata Naruto como um tolo, enquanto o próprio Kakashi age de maneira relaxada, sempre chegando atrasado e lendo livros eróticos. Mesmo assim, Kakashi é considerado um dos melhores ninjas de Konoha, e Naruto cresceu muito durante o período em que foi seu aluno. Quando Naruto passa a treinar com Jiraya, Kakashi se dedica mais de perto ao treinamento de Sasuke, ensinando a ele uma de suas principais técnicas: o chidori.

Jiraya
Jiraya é um dos três sannin, os três lendários ninjas. Com ele, Naruto aprendeu sua principal técnica, o Rasengan, e também a habilidade de invocar os sapos de Monte Myouboku como aliados.
Assim como acontece com Kakashi, a relação entre Naruto e Jiraya envolve respeito e também provocações. Naruto frequentemente chama Jiraya de ero-sennin, algo como “velho safado”.
Um aspecto interessante é que a relação de Jiraya com sua equipe quando era mais novo, e também sua personalidade, é muito similar à dinâmica que vemos entre Naruto e seus companheiros, Sasuke e Sakura. Esse é um dos motivos que levam à formação de um forte vínculo de mentor e aprendiz entre Jiraya e Naruto.

Parceiros e amigos
Naruto lutou ao lado de muitos ninjas, mas seus primeiros parceiros foram Sasuke e Sakura, com quem ele formou uma equipe para treinar e para competir no exame chuunin.

Sasuke Uchiha
Sasuke e Naruto tem uma relação que fica entre a amizade e a rivalidade. Sasuke, assim como Naruto, é um órfão e isolado de todos. Porém, diferente de Naruto, ele somente está isolado dos demais por que todos os seus pensamentos estão voltados para um desejo de vingança contra seu irmão, Itachi, responsável pelo fim do clã Uchiha. Além disso, ao contrário de Naruto, Sasuke é conhecido por sua excelência técnica, o que faz com que Naruto busque sempre ultrapassar o companheiro.
Mesmo assim, a amizade entre eles se fortalece durante a história. Quando Sasuke decide partir da vila de Konoha para treinar com o sannin Orochimaru – parte de sua busca por mais poder, a fim de derrotar seu irmão – Naruto faz uma promessa de trazê-lo de volta. Ele mantém sua promessa e nunca desiste do amigo, mesmo quando as escolhas de Sasuke colocam os dois em lados diferentes das batalhas ninja.

Sakura Haruno
Sakura é o terceiro membro da equipe chuunin, amiga e primeiro interesse amoroso de Naruto. Ela é muito inteligente, embora sua habilidade em batalha seja limitada quando comparada à de seus companheiros. A princípio, sua maior motivação para ser uma ninja é estar perto de Sasuke, por quem está apaixonada. Com o tempo, porém, ela descobre uma vocação como ninja médica, se dedicando a cuidar e curar outros ninjas feridos em batalhas e missões. É ela quem pede a Naruto que salve Sasuke quando ele abandona a vila de Konoha.