Demolidor

Wikis > Demolidor

demolidor

 

Demolidor (Daredevil)

O Demolidor é um super-herói da editora de quadrinhos Marvel. Ele surgiu pela primeira vez já com um título próprio, no ano de 1964, criado pela dupla Stan Lee e Bill Everett. O Demolidor, o homem sem medo, é um personagem interessante, pois chegou em segundo lugar para duas coisas importantes: o segundo super-herói cego, perdendo o “pódio” para o Doutor Meia-Noite, e também o segundo personagem a ser chamado de Daredevil – seu nome na versão original, em Inglês.

História

“Daredevil”, porém, é somente seu codinome. Sua identidade real é Matthew Murdock, um adolescente que apresentava desempenho extraordinário nos estudos e nos esportes. Porém, Murdock sofre um acidente envolvendo um caminhão de lixo tóxico, que poderia matá-lo e acaba tirando sua capacidade de enxergar.

Sem a visão, os outros sentidos de Matt Murdock são aguçados a um nível super-humano. Depois de tornar-se adulto e aprender a controlar suas habilidades, Murdock assume a identidade do super-herói Demolidor com o desejo de vingar seu pai, Jonathan Murdock – também conhecido como o boxeador “O Batalhador”.

Jonathan Murdock foi morto de maneira banal enquanto Matthew ainda era um adolescente, por se recusar a perder uma luta de propósito. Esse assassinato é o empurrão que falta para tornar Matthew Murdock em um justiceiro. Durante o dia, ele trabalha como um advogado; mas à noite, usando suas novas habilidades incríveis de tato, olfato, paladar e audição, ele sai em patrulha por Nova York detendo diversos criminosos.

Principais inimigos

Wilson Fisk

Fisk é um mafioso bem-sucedido conhecido como “O Rei do Crime”. Ele controla o crime em Nova York, e é um inimigo recorrente tanto do Demolidor quanto do Homem Aranha. Ele é retratado como sendo um manipulador que consegue sempre ficar fora do alcance da lei. Fisk com certeza pode ser considerado o maior arqui-inimigo do Demolidor, inclusive sendo um dos poucos que conhecem sua verdadeira identidade como Matthew Murdock. Isso permite que Fisk, usando seus contatos e influência, não apenas crie planos para matar o super-herói, mas também encontre maneiras de atrapalhar sua vida e sua carreira como civil.

Mercenário

O Mercenário, assim como Wilson Fisk, é um super-vilão que não tem realmente o que poderíamos chamar de “super-poderes”. Em vez disso, ele tem uma grande habilidade para utilizar qualquer objeto que possa ser arremessado como uma arma letal. Usando essa habilidade e sua sede psicopática por sangue, ele se torna um matador de aluguel. A inimizade entre Mercenário e Daredevil se deve principalmente ao fato de que Mercenário matou Elektra, interesse amoroso de Matthew Murdock – e este por sua vez, em uma batalha subsequente, é responsável por um acidente em que Mercenário cai de um arranha-céu, fraturando a espinha e tornando-se (temporariamente) paraplégico. Depois disso, uma obsessão se desenvolve entre eles, que voltam a enfrentar-se constantemente.

Aliados

Elektra Natchios

Elektra é uma ninja de descendência grega, que conhece Matt Murdock quando ambos estudam na Universidade de Columbia, em Nova York. Então, eles começam a namorar. Porém, um ano depois, Elektra e seu pai – Hugo Natchios, o embaixador da Grécia nos EUA – são raptados por terroristas. Embora Murdock tente salvá-los, as coisas não saem bem e Hugo acaba sendo morto. Já sem fé nem esperança, Elektra – que tivera uma vida muito complicada durante a infância – acaba largando a faculdade, e vai para a China, onde estuda artes marciais. Ela é treinada e se torna uma assassina, e nessa situação reencontra Murdock – que agora é Demolidor. Eles mantém uma espécie de relacionamento, enquanto suas identidades como heróis se cruzam várias vezes, do mesmo lado ou de lados opostos. Até o incidente em que Mercenário mata Elektra. Ela vem a ser ressuscitada posteriormente, mas não há indicações de que ela e Daredevil tenham se reencontrado depois disso.

Ben Urich

Bem Urich é um jornalista investigativo do jornal O Clarim Diário, que mantém uma relação de amizade com Matt Murdock e sabe a respeito de sua identidade como Demolidor. Existe uma forte confiança entre eles, como mostrado na série Circle of Blood – em que, embora ameaçado por Wilson Fisk, ele se recusa a dizer quem Daredevil realmente é. Em outra situação, quando a identidade do Demolidor é exposta na mídia, ele se recusa a confirmar a informação para J. Jonah Jameson. Graças a esse laço de confiança, em vários momentos Matt Murdock e Urich servem como fonte de informações um para o outro – o que acaba resultando na exposição e captura de supervilões que tentam se passar por empresários, como Wilson Fisk e Norman Osborne.

Homem-Aranha

O Homem-Aranha é, entre os super-heróis, o mais importante e frequente aliado do Demolidor. Existe um laço entre eles, principalmente através de Ben Urich, um conhecido e amigo em comum. Eles se encontram pela primeira vez na edição 16 da revista Daredevil, em que uma carta do Homem-Aranha acaba acidentalmente revelando sua identidade secreta. Depois disso, uma série de cross-overs ocorrem nas revistas de ambos. Além de colaborarem em suas histórias mais específicas, Demolidor e o Homem Aranha ainda compartilham alguns super-vilões, como O Rei do Crime. A amizade entre eles se fortalece ao longo do tempo, e em determinado ponto ambos conhecem a identidade secreta do outro.