HQs impressas a baixo custo – Craft Comic Books

0
112

HQs impressas a baixo custo – Craft Comic Books

HQs impressas a baixo custo é o que a Craft Comic Books promete. Com um sistema on demand, a startup se apresenta como uma alternativa para quadrinistas independentes. Ela anuncia um serviço sem tiragem mínima, sem burocracia e com produção artesanal mas de qualidade.

 

A ORIGEM

O embrião da Craft Comic Books surgiu com o Imperial HQs, inicialmente um estúdio de quadrinhos. No final de 2017, depois de passar por uma série de mudanças, o Imperial deixou de existir, dando lugar à Craft. Seu fundador, Bruno Vieira, buscava um jeito de atuar na área de quadrinhos mas sem precisar “pagar para trabalhar”. Aplicando o que aprendeu na faculdade de Publicidade e Marketing, pôs mãos à obra. Atualmente, ele comemora os resultados positivos do seu esforço e busca mais parcerias com autores e fãs de quadrinhos. Foi uma ascensão rápida mas não sem dificuldades, claro.

 

O DIFERENCIAL

Conseguir ter suas HQs impressas a baixo custo, mas com boa qualidade é uma dor de cabeça para os quadrinistas. Gráficas em geral pedem uma tiragem mínima que é grande demais para um independente ou iniciante. O maior problema desse sistema é que, primeiro você imprime, e depois tenta vender. Ou seja, o autor gasta um dinheiro considerável e ainda corre o risco de ficar com muito gibi encalhado. Por outro lado, nem todo mundo tem tempo ou habilidade para imprimir e montar sua HQ em casa. A Craft Comic Books oferece uma alternativa para isso. No sistema on demand, só se imprime a quantidade de volumes que já foi vendida. Portanto, não há encalhe.

Outro ponto positivo é que a produção artesanal e em pequena escala permite maior flexibilidade. Um mesmo gibi pode ser impresso em papel branco ou amarelado, e em tamanho pocket ou padrão. Dependendo da escolha do comprador, o preço é maior ou menor.

Quanto à qualidade do produto, o próprio Bruno Vieira faz todo o serviço. Ele ressalta que a encadernação é costurada e colada, diferente das publicações de banca, que geralmente são só coladas. Bruno afirma que suas HQs estão chegando perto do nível das grandes editoras. Para comprovar, ele incluiu no site da Craft uma página com vídeos de unboxing feitos por clientes.

O site da Craft Comic Books anuncia os seus diferenciais.

COMO FUNCIONA

Para utilizar o serviço da Craft, primeiro o autor envia sua HQ por e-mail. Depois disso, ele irá receber informações dos custos e preço final dos diferentes formatos possíveis. Com essas informações o autor escolhe como quer a impressão e a margem de lucro que terá sobre as vendas. Por fim, a HQ é adicionada à loja online da Craft Comic Books. O autor tem total liberdade para publicar sua obra em outros lugares também. Não há exigência de exclusividade.

Caso o quadrinista queira um exemplar para si, paga apenas os custos de produção daquele volume.

Veja também: Como Aprender A Montar Uma História Em Quadrinhos Do Zero Em 05 Dias Mesmo Que Você Ainda Não Saiba Desenhar!

CONQUISTANDO O PÚBLICO

Para conquistar clientes, a Craft tem vários canais de divulgação e comunicação online. Além do site, existe a página e grupo no Facebook, e também o Instagram. Mas o maior investimento parece ser no Youtube, onde a Craft possui um canal com grande quantidade de vídeos. Esses vídeos abordam temas variados, de review de quadrinhos a conselhos para quadrinistas.

Existe até um vlog. Nele, Bruno Vieira fala de suas idéias, planos e até problemas que ocorrem no dia a dia da pequena empresa.

Concluindo, se você quer ter suas HQs impressas a baixo custo, a Craft Comic Books pode ser uma ótima alternativa.

Conheça o site da Craft Comic Books
Canal do Youtube