Estúdio de Quadrinhos: Armon (HnP Apóia!)

0
108
estudio de quadrinhos armon

Estúdio de quadrinhos: Armon

“Estúdio de quadrinhos” é uma raridade no Brasil, principalmente se não estiver relacionada com nenhum nome famoso, não é? Mas essas raridades existem sim, e uma delas é o Estúdio Armon, que agora procura crescer buscando apoiadores. A campanha aceita até mesmo doações mínimas, de 1 real por mês, e oferece recompensas. E acredite, vale muito a pena investir os seus trocados apoiando esse estúdio. Veja abaixo as informações que coletamos sobre ele para saber o porquê.

A origem do estúdio

Fundado em 2012 pelos paulistas Fábio e Lucas Gesse, o Armon vem crescendo aos poucos, porém consistentemente. Ele é formado por pessoas de várias partes do país, que trabalham em conjunto através da internet. Primeiro, o objetivo principal era criar a HQ Talento FC, uma série sobre futebol. A partir de 2015, entretanto, o estúdio formou parceria com outros autores e passou a trabalhar em diferentes histórias. Atualmente, produz quadrinhos de vários gêneros, tirinhas e a antologia mensal Action Hiken. Vale ressaltar que, mesmo com essa reformulação, a Talento FC não foi abandonada. A série foi finalizada recentemente, totalizando 8 volumes.

Inspirado no modelo de publicação de mangás no Japão, o Armon faz ranking de popularidade de suas produções. Funciona assim: semelhante às revistas japonesas, as HQs são disponibilizadas para leitura online. As mais populares ganham versão impressa e são vendidas na loja online do estúdio e em eventos de quadrinhos. Os preços variam de 3 a 25 reais, dependendo do formato e qualidade da produção.

estudio de quadrinhos action hiken

Veja também: Como Aprender A Montar Uma História Em Quadrinhos Do Zero Em 05 Dias Mesmo Que Você Ainda Não Saiba Desenhar!

Enfrentando os desafios de um estúdio de quadrinhos

Uma prova de fogo para um estúdio de quadrinhos de pequeno porte é o financiamento coletivo. Trata-se de um grande viabilizador, porém tem suas dificuldades. Um grande número de projetos naufraga, por diversos motivos. Algumas vezes,  falta planejamento. Outras, a estratégia de divulgação não funciona como esperado. Enfim, não é uma empreitada fácil. Em 2016, o Estúdio Armon encarou o desafio e lançou sua primeira campanha no Catarse. Era para financiar a publicação do livro colaborativo Era Uma Vez – Um Feliz Para Sempre. Com a temática de contos de fada, o projeto reuniria cerca de 30 histórias curtas, de diversos artistas. A campanha foi bem sucedida e conseguiu até ultrapassar a meta estabelecida.

Depois desse desafio vencido, o Armon partiu para outro: a busca do financiamento contínuo. A campanha aceita apoios desde 1 real por mês e oferece várias recompensas de acordo com o valor da contribuição. O mínimo de 1 real já garante acesso a artes exclusivas, bastidores e prévias dos quadrinhos. Valores maiores rendem commissions, assinatura da Action Hiken impressa, espaço publicitário grátis nas revistas e brindes. O apoio de 50 reais ou mais dá direito a uma mentoria de quadrinhos. Essa mentoria consiste em orientações de editores para produção da sua própria HQ.

Planejando (e concretizando) os planos para o futuro

Com as contribuições conseguidas até agora, o Estúdio Armon já alcançou duas das três metas propostas na campanha. Primeiro, a regularização da frequência de publicações. Segundo, o sorteio de uma commission de arte em aquarela. A última, que ainda falta ser alcançada, é a publicação de um encadernado novo por mês.

Enfim, podemos dizer que o Armon é um estúdio de quadrinhos em que os amantes da nona arte podem investir. Primeiro, porque é um grupo de artistas com garra e persistência. Segundo, porque tem uma boa estabilidade na produção.

Você pode apoiar o Estúdio Armon no Apoa.se: https://apoia.se/estudioarmon

Para saber mais e acessar os quadrinhos produzidos pelo estúdio: http://www.estudioarmon.com.br/


Quer Aprender A Desenhar do Zero Até Ser Capaz de Criar Sua Primeira História Em Quadrinhos? Então clique aqui e assista a esse vídeo!