Desenhe Melhor! As Melhores Dicas Para Desenhar Bem

0
126
desenhe melhor

Desenhe melhor com nossas dicas variadas

“Desenhe melhor”, é fácil falar, né? Mas como desenhar melhor? É uma pergunta extremamente ampla, mas que muita gente faz com frequência. Em geral, quem busca por esse tipo de informação quer dicas que sirvam para vários tipos de desenho. Portanto, resolvemos compilar aqui exercícios e macetes relacionados principalmente aos fundamentos da arte. Ou seja, vamos abordar as bases do bom desenho: aquecimento, linhas retas, elipses e formas 3D.

Dicas de aquecimento

  • O aquecimento é importantíssimo, pois serve para relaxar e preparar os músculos do braço e mão para desenhar. Num primeiro momento, aproveite para praticar o traçado de  linhas retas, elipses e círculos. Depois, divirta-se desenhando coisas que você gosta, ou brincando de desenho de linha contínua.
  • Quanto tempo deve durar o aquecimento? Isso varia bastante conforme a pessoa, e também depende se você desenha com frequência ou não, enfim, diversos fatores. A melhor resposta que temos é: até você sentir a mão e o braço bem leves, quase “dançando”.

Desenhe melhor linhas retas

Para quem está começando, traçar linhas retas à mão livre é um desafio. Porém, com treino adequado e alguns macetes, tudo se resolve.

  • Um exercício simples é marcar dois pontos a uma certa distância um do outro e depois traçar uma linha reta ligando-os. Mas atenção, a linha deve ser feita de uma tacada só! Depois de conseguir, repita o exercício fazendo os pontos cada vez mais longe um do outro.
  • Outro bom exercício é pegar um papel bem grande e traçar linhas retas de um extremo a outro. Faça isso de pé. Procure fazer os traços sem interromper, sem tirar o lápis do papel.
  • Tenha sempre em mente que o movimento ao traçar uma reta é feito pelo braço, não pela mão Aliás, isso vale também para linhas curvas, elipses e círculos. Acostume-se a desenhar sem ficar com o braço “grudado” na mesa.

Desenhe melhor elipses

  • Um exercício simples: trace 2 linhas paralelas distantes uma da outra. Tente desenhar uma elipse que ocupe toda a distância entre as linhas.
  • A hesitação na hora de fazer o traço é o pior inimigo do desenhista. E a melhor forma de combater a hesitação é o ensaio. Exercite-se bastante antes. Encha uma folha (ou mais, se preciso) de elipses antes de desenhar uma “para valer”.
  • Segure o lápis com firmeza, mas sem apertar nem forçar sobre o papel. Excesso de força deixa os músculos tensos e o traço sai tremido ou torto. Isto vale não só para desenho de elipses, mas para qualquer outra coisa.

desenhe melhor dicas

Como melhorar sua visão 3D

Muita gente tem dificuldade para desenhar objetos 3D no papel (que é 2D). Afinal, é quase como traduzir algo de um idioma para outro. E quando precisa ser à mão livre, sem ajuda de régua para traçar linhas de perspectiva, pior ainda. Vamos ajudar com duas dicas bem bacanas.

  • Para desenhar formas 3D como esferas, cubos, cilindros e cones à mão livre, use referências reais, não fotos. As fotos, por melhores que sejam, já são 2D. Ou seja, elas fornecem uma solução pronta e você só copia. Fazer isso de vez em quando, não é problema, afinal, copiar também é uma forma de exercício. Entretanto, exercícios de cópia sozinhos não vão ajudar você a resolver sua dificuldade com 3D. Dê preferência a referências reais. Elas não são difíceis de achar. Existem muitos objetos comuns com as formas que você precisa: bolas, caixas, latas, chapeuzinho de aniversário…
  • Todo mundo sabe que luz e sombra é uma técnica importantíssima para retratar bem formas 3D no papel. Entretanto, muita gente, principalmente quem estuda sozinho, acha difícil. Isso acontece porque nem sempre percebemos que a iluminação em casa está inadequada. Para resolver esse problema, use uma luminária ou lanterna. Posicione essa fonte de luz de modo que realce bem a luz e a sombra sobre sua referência. Desta forma você visualiza melhor o volume e a profundidade dos objetos em três dimensões.

Como alcançar o próximo nível?

Para alcançar um próximo nível nos desenhos nada melhor do que treinar bastante, mas treinar com um método correto e organizado!
Separamos uma aula em vídeo para você com uma técnica secreta que vai fazer com que você consiga desenhar qualquer coisa! Vale a pena dar uma olhada no vídeo completo! 😉

E agora que você já leu todas as dicas, faça bom proveito delas! Pegue papel e lápis, e vamos estudar!