Desenhar roupas – dicas

0
77

Desenhar roupas – dicas para bons resultados

Desenhar roupas variadas, que combinem com seus personagens, pode valorizar a sua HQ. Afinal, vestuário e acessórios dizem muito sobre a personalidade de um personagem, ajudando a contar sua história. É claro que o excesso de detalhes dificulta desenhar o personagem várias vezes em posições diferentes. Porém, roupas muito genéricas podem deixar o visual da sua HQ sem graça. Portanto, desenhar bem variadas peças de vestuário é importante para o quadrinista, sim.

 

Algumas dificuldades comuns ao desenhar roupas são as dobras e a forma como diferentes tecidos “assentam” no corpo. Vamos ver abaixo algumas dicas para superá-las.

 

Estude luz e sombra.

São elas que, em grande parte, modelam dobras e vincos aos nossos olhos. Saber lidar com luz e sombra é muito importante para conseguir desenhar roupas bem.

 

Estude suas próprias roupas.

Olhe-se no espelho e repare nas dobras, vincos e curvas que sua roupa forma. Jogue uma blusa sobre a cama e observe a forma que ela fica. Compare as dobras de uma camiseta de algodão e uma blusa de lã. O seu guarda roupa é uma rica fonte de informações, aproveite!

 

Compare referências reais e desenhadas.

Apenas copiar automaticamente todas as dobras e curvas do tecido não dá um bom resultado. Sempre existem alguns detalhes mais “importantes”. Eles chamam atenção e dizem ao nosso cérebro que aquilo que estamos vendo é tecido e não papel ou borracha. É preciso identificar esses pontos e valorizá-los. Compare fotos e desenhos. Note como artistas destacam alguns pontos e simplificam ou até ignoram outros na vestimenta de seus personagens.

 

Tenha cuidado na hora de simplificar.

Ao observar a arte de diferentes profissionais, você deve ter reparado na diferença de tratamento do vestuário. Quanto mais realista for o estilo, mais detalhada é a roupa do personagem. Isso não quer dizer que o desenhista de estilo mais cartunesco pode desenhar roupas de qualquer jeito. Mesmo que não seja realista, uma camiseta precisa parecer uma camiseta e não uma caixa de papelão. Faça pelo menos algumas curvas que indiquem o caimento do tecido.

 

Roupas, assim como o personagem que as veste, são afetadas pelo ambiente.

Ou seja, se chover, ficarão molhadas e vão grudar no corpo. Se bater uma ventania, elas vão balançar e o movimento vai alterar a forma e posição delas. Tem dificuldade para desenhar roupas assim? Experimente esboçar primeiro só o corpo do personagem, sem vestimenta, na pose que quiser. Depois, desenhe a roupa em cima desse esboço.

 

Quero fazer uma HQ de época mas não encontro referências boas de vestuário, e agora?

Realmente, alguns períodos históricos e culturas têm muito pouca informação disponível em comparação a outros mais populares. Mas não se deixe abater! Procure sites de museus, universidades e instituições. Nem tudo o que existe na internet aparece logo de cara no Google Imagens. Vá a uma velha e boa biblioteca física. Ou, se você ainda estuda, peça ajuda ao seu professor de história ou geografia. Só porque não está disponível na web não quer dizer que não existe.

 

Assista a essa vídeo-aula exclusiva, que vai te ensinar a como desenhar um sapato em tela na prática com uma técnica pouco conhecida para te ajudar.

Para te ajudar ainda mais a aprender sobre como desenhar roupas separamos uma vídeo-aula exclusiva para você. Nessa aula em vídeo, entre diversas outras dicas, você vai ver como desenhar um sapato usando uma referência com uma técnica que fará com que você consiga desenhar qualquer coisa!

Para assistir a aula é só clicar aqui.

 

E por fim, nossa última dica sobre como desenhar roupas é: treine muito, mas muito mesmo! Da mesma forma que você fez mil exercícios para aprender a desenhar um rosto, terá que se esforçar também com roupas.

 

Afinal, não dá para fazer uma HQ com personagens pelados, não é?