Destaque Dicas de Roteiro e Desenho Matérias

Como Melhorar O Seu Traço

desenhandoVeja aqui nessa matéria como melhorar o seu traço com um passo a passo simples e definitivo. Já tentou de tudo? Então esse é o passo a passo ideal para você!

Como melhorar o seu traço se você já estudou os fundamentos do desenho, pratica bastante e mesmo assim sente que não está ficando bom? Calma, estamos aqui para ajudar você!

Um problema comum para quem está frustrado com o seu progresso é que o desenho, mesmo estando proporcional e tecnicamente correto, parece duro, travado, sem vida, sem dinamismo se comparado ao de um profissional.

Isso costuma acontecer porque o iniciante ainda está inseguro e tende a ficar muito tenso ao desenhar.

Outra coisa que pode causar problema é ter a mão muito pesada, o que dificulta produzir traçados mais dinâmicos e flexíveis. Mas não se desespere, temos aqui algumas dicas bem bacanas de como melhorar o seu traço:

  • Faça bastante aquecimento antes de começar a desenhar para valer. Se você já tem o costume de se aquecer, faça ainda mais. Encha muitas folhas de rabiscos aleatórios, e procure fazer rabiscos grandes, que te forcem a mexer todo o braço e não só a mão. Isso ajuda bastante a relaxar e dar mais leveza e flexibilidade ao seu traço.
  • Outro exercício bacana é fazer esboços sem apoiar o braço na mesa. Se achar difícil, tente fazer com o papel afixado na parede.
  • Experimente segurar o lápis longe da ponta. Quanto mais perto da ponta você segura o lápis, mais pesado e rígido fica o seu traço.
  • Tente desenhar com o lápis mais inclinado. Quanto mais “em pé” fica o lápis, mais peso ele tem.
  • Faça esboços SEMPRE. Nunca tente pular a etapa do esboço e desenhar “de primeira”, isso só deixa você mais tenso e a tensão se transfere para o seu traço. (“Ah, mas eu vi um vídeo de um cara desenhando direto e ficou bonito” – o cara com certeza fez trocentos exercícios e esboços ANTES de gravar o vídeo).
  • Tenha cuidado com o fantasma da expectativa. Muita gente, inconscientemente ou não, meio que espera que o desenho saia 100% perfeito logo de cara, algo que quase nunca acontece. Se você acompanhar um profissional trabalhando, verá que dos primeiros esboços até a arte final, o desenho é corrigido e refeito dezenas de vezes. Às vezes você pensa que a sua arte está ruim e não é verdade, só faltou paciência para corrigir alguns pontos e trabalhá-la mais.

Veja também: Como Criar História em Quadrinhos: Conheça o Passo a Passo

A maioria das informações que colocamos aqui no site a gente tira do  Aprendendo a Desenhar do Básico Até Criar Sua Primeira História Em Quadrinhos, isso para garantir a qualidade das informações.

Então, se além de melhorar seu traço, você quer saber como desenhar seus personagens favoritos, criar roteiros de HQs ou mesmo criar suas próprias histórias em quadrinhos, clique aqui.

Esperamos que estas dicas de como melhorar o seu traço tenham sido úteis. Agora, corre lá e vai praticar, desenhista!

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)

Tags: , , ,