Como desenhar personagens femininas bacanas? Semana passada passamos a vocês algumas dicas de criação e hoje, abordaremos específicamente o design.
Desenhar personagens femininas pode ser um desafio para quem quer ser um artista de quadrinhos. Isto porque muito do que se considerava bacana e as editoras pediam que seus quadrinistas fizessem, agora não serve mais. Essas mudanças vem acontecendo já há algum tempo, mas ultimamente o processo acelerou.
Veja abaixo algumas dicas de como desenhar personagens femininas bacanas que preparamos para ajudar você a enfrentar esse desafio:
- Procure variedade – uma HQ onde todas as mulheres são altas, magras, de cabelo liso, fica visualmente bem chata. Além disso, fica difícil para o leitor saber quem é quem. Desenhe personagens com várias alturas, cores de cabelo e pele, etc. Mesmo que a única mulher da sua história seja a namorada do herói, se ela for parecida com ele (os dois de cabelo louro e liso, por exemplo), isso também pode deixar o visual sem graça.
- Roupa e cabelos dizem muito – vestuário, penteados e uso de maquilagem (ou não) refletem a personalidade e ajudam a contar a história da personagem. Procure fotos de referência na internet para se orientar. Basta digitar “moda feminina” e o estilo da sua personagem (clássica, punk, esportiva, etc.).
- Pense na idade da personagem – o corpo feminino varia bastante dependendo da idade. Quando crianças, só dá para diferenciar meninas de meninos pelas roupas e cabelos. À medida que crescem, elas vão ganhando mais curvas, aos poucos. Se sua personagem é pré-adolescente, por exemplo, é preciso desenhá-la com uma aparência de acordo com sua idade. Nada de seios e quadris muito grandes. Veja alguns exemplos abaixo:

À esquerda, Miss Marvel, uma adolescente. À direita, Capitã Marvel, uma mulher adulta. Note a diferença nos corpos.
- Você pode realizar uma fantasia pessoal através da personagem, desde que isso não prejudique a sua história. É comum artistas quererem que uma personagem seja maravilhosa, perfeita, “a mulher de meus sonhos”, ou, “a mulher que eu gostaria de ser”. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar e acabar quebrando a lógica da história. Se a sua personagem é uma menina que sofre bullying por não ser atraente, você não pode desenhá-la linda e glamurosa só porque gosta dela ou se identifica com ela. O leitor não ia entender nada!
E aí, está animado depois dessas dicas de como desenhar personagens femininas bacanas? Vá, pegue papel, lápis e comece já a esboçar!
Veja também: 17 dicas para aprender a desenhar
Relacionados
Equipe HnP News
Latest posts by Equipe HnP News (see all)
- Presentes: DE e PARA Desenhistas - 24 de novembro de 2017
- Dicas de material para trabalhar com nanquim - 17 de novembro de 2017
- Nanquim com pincel e pena ou canetas descartáveis, o que é melhor? - 10 de novembro de 2017