Destaque Matérias Sem categoria

Virgin Valkyrie, mangá online de Rafael Morato

Mangá online Virgin Valkyrie

virgin-valkyrie-manga-online

Virgin Valkyrie, mangá online de Rafael Morato é o tema de hoje.

A premissa de Virgin Valkyrie já chama a atenção pelo potencial de aventura e diversão com que nos acena: em um mundo fictício em que as valquírias protegem as pessoas de seres sobrenaturais chamados de “possessos”, acompanhamos a história de Lucélia, uma valquíria que teve sua vida mudada quando sua espada se quebra em combate e a obriga a procurar ajuda em uma pequena vila. Ali ela conhece Dário, um jovem que irá abalar os princípios e crenças que a guiaram por toda a vida.

Utilizando elementos da mitologia nórdica, da Igreja na Idade Média e baseando-se principalmente em jogos de RPG, Rafael Morato cria um mundo rico, original e instigante, muito atraente para o leitor. Para se ter uma ideia da criatividade e habilidade do autor, basta ver como ele trabalhou com o mito das Valquírias. Originalmente as Valquírias (valkyrja no original) eram deidades da mitologia nórdica. Elas serviam ao deus Odin, e durante as guerras, decidiam quais guerreiros morreriam em batalha, e conduziam os mais bravos ao Valhala. Morato adapta esse conceito ao seu universo, transformando-as em guerreiras que combatem os “possessos”, entidades sobrenaturais semelhantes a ghouls, seguindo ordens não de Odin, mas do Vaticano. Ao mesmo tempo, ele mantém até certo ponto o visual e a essência delas, o que mais cativa o imaginário das pessoas. Para ter uma fundação sólida para sua história, o autor fez uma extensa pesquisa que incluiu até a ópera O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, que tem como tema a mitologia nórdica.

Um ponto importante a se destacar são os personagens. Não são muito comuns quadrinhos que tenham protagonistas femininas fortes e ao mesmo tempo humanas como Lucélia. Ela não é uma donzela indefesa, mas também não é uma máquina de guerra sem sentimentos. Lucélia é forte e confiante o bastante para enfrentar seus oponentes sem hesitação, mas fica genuinamente abalada quando começa a perceber que algo que acreditava ser uma verdade absoluta poderia não ser bem assim. Como contraponto a Lucélia, temos Dário, o filho do ferreiro, que detesta o Vaticano e numa explosão de revolta acaba revelando à valquíria a ponta de um iceberg perigoso: a corrupção na Igreja. Os dois são opostos em aparência e atitude, pois enquanto Lucélia é uma guerreira calma e disciplinada, e seu visual bem arrumado expressa isso, Dário é explosivo e revoltado, como bem demonstram sua roupa e cabelos desgrenhados. A tensão entre eles gera uma expectativa de conflito que acrescenta mais emoção à história.

A sobrinha de Dário, apesar de ser um personagem secundário, é bem interessante pois mesmo com seu aspecto “fofinho” e bem feminino, ela sonha em ser uma ferreira. Dário não aceita, dizendo que o trabalho é pesado demais para uma garota. Isso gera um ótimo questionamento – existe “profissão de homem” e “profissão de mulher”?

Em resumo, Virgin Valkyrie é um ótimo mangá online para quem gosta de fantasia medieval, mitologia nórdica e RPG.

Você pode saber ainda mais sobre Rafael Morato ouvindo sua entrevista no HnPCast, onde ele revelou um pouco da origem e de seus planos para o mangá online Virgin Valkyrie, e também sobre seu dia a dia. Confira, é um bate papo muito bacana.

Para ler o mangá online acesse o link: http://heroisnopapel.com/virginvalkyrie/

ela é matadora de homens – em qualidade de mensageira de Odin, é bem verdade, e de executante das suas sentenças – mas é, ao mesmo tempo, uma sedutora: não há quem resista aos seus encantos propriamente mágicos” (Régis Boyer, Mulheres Viris)

Tags: , , , ,