Qual o melhor software gráfico para você?

Qual o melhor software gráfico para você? Nossa dica de hoje é para quem quer desenhar no computador e está procurando um bom programa. Tentaremos ajudar você a escolher a melhor opção. Vamos ver aqui os softwares mais conhecidos e usados por artistas, ilustradores e quadrinistas.

Adobe Photoshop

É o mais famoso e desejado software atualmente. É recomendável principalmente para ilustradores e artistas digitais, embora também seja usado para quadrinhos.

O Photoshop é um pouco difícil de aprender por causa da quantidade enorme de ferramentas e recursos que possui. Entretanto, por ser tão conhecido, também é muito fácil encontrar cursos, tutoriais, dicas e todo o tipo de informação útil para conseguir usá-lo.

Outro problema é o preço: o Photoshop é um software caro. Por outro lado, a excelente qualidade artística que ele te permite alcançar pode valer muito a pena. Mais um ponto positivo para o Photoshop é a sua estabilidade. A não ser que você o use em condições muito ruins, com menos que o requisito mínimo de memória, processador e espaço em disco, terá pouco ou nenhum problema de travamentos.

 

Adobe Illustrator

O Illustrator é um software de desenho vetorial, indicado para trabalhos de design gráfico e ilustração. O Illustrator tem praticamente os mesmos prós e contras do Photoshop.

 

Corel Draw

Outro software de desenho vetorial, o principal concorrente do Illustrator. O Corel Draw é mais barato e fácil de usar, mas tem mais limitações e sofre bastante com problemas de travamento. Ele é o software mais usado pelas gráficas, o que pode facilitar a sua vida quando for preciso mandar imprimir uma arte.

 

Clip Studio Paint

Indicado para criar mangás e HQs, o Clip Studio Paint tem recursos específicos que facilitam muito a vida do quadrinista. Criação automática de retículas, ferramenta para desenhar balões e quadrinizar páginas, este software tem muita coisa útil. Infelizmente é também um software caro, ainda que não seja tanto quanto um Photoshop. Outro problema é a escassez de cursos, tutoriais e dicas sobre o programa. Isso, entretanto, está mudando rapidamente à medida que o Clip Studio vai ficando cada vez mais conhecido.

 

MediBang Paint

Outro software específico para criação de mangás, o MediBang Paint não tem tantos recursos quanto o Clip Studio. Por outro lado, ele possui duas grandes vantagens: é gratuito e recentemente fechou parceria com a Shonen Jump, maior publicação de mangás do mundo. Essa parceria permite que o MediBang Paint tenha tutoriais e dicas fornecidos pelos editores da Shonen Jump. Se você quer criar mangás num estilo bem japonês, isso é uma fonte de informações inestimável.

Veja também: Aprenda a desenhar de tudo

 

E agora que você já viu as nossas dicas, está pronto(a) para decidir qual o melhor software gráfico para você?

LINKS:

Site da Adobe

Site da Corel

Site do Clip Studio Paint

Site do MediBang

 

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News