“Púrpura”, projeto de HQ internacional procura artistas lusófonos

O projeto de HQ internacional Púrpura, do brasileiro Pedro Cirne, está à procura de artistas de países de língua portuguesa. O objetivo é ilustrar 8 histórias em formato de quadrinhos para um livro com previsão de publicação até o final de 2016.

Púrpura originou-se de uma história da família do autor: “Há mais de seis décadas, minha avó paterna pegou uma doença que não tinha cura. Ela morava no interior de Angola e retornou a Portugal para morrer. Mas não só sobreviveu como viveu por mais seis décadas. Sem ela, eu não estaria aqui, em São Paulo, escrevendo textos jornalísticos, contos, crônicas, romances… e BDs. Inspirado na doença dela, chamada púrpura, escrevi um roteiro de BD (para brasileiros: HQ). São oito histórias diferentes que se passam em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.”

Apesar do título e da inspiração, o mote das histórias não é a doença chamada “púrpura”, mas a celebração da vida. Pedro Cirne pretende com o projeto demonstrar o laço que une países fisicamente distantes porém culturalmente unidos.

Veja também: leia o mangá online Aquele Dia

Pedro Cirne é jornalista, desenhista e quadrinista. Foi um dos vencedores do concurso Criar Lusofonia, promovido pelo Centro Nacional de Cultura de Lisboa, Portugal.

Quem desejar participar pode escrever para o e-mail pedrocirne@gmail.com

Saiba mais sobre o projeto Púrpura e seu autor aqui.

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)