Problemas na arte final: como prevenir ou resolver

Problemas na arte final são coisas de que o desenhista tem verdadeiro pavor. Afinal, imagine só passar dias criando, fazendo esboços e desenhando uma ilustração ou página de HQ, e ver tudo ir por água abaixo justo na etapa final? Desesperador, não é mesmo? Por isso, hoje vamos dar dicas de como prevenir ou resolver problemas na arte final para ajudar você.

  • Não deixe comida ou bebida perto do seu desenho. Se quiser comer ou beber alguma coisa, faça isso longe da sua arte. Isso vale também na hora do esboço e do desenho, mas é especialmente importante de lembrar na hora de fazer a arte final.Acidentes têm o péssimo hábito de acontecer nas piores horas.
  • Limpe sua mesa ou prancheta com o máximo de cuidado. Um único fragmento de borracha embaixo do papel pode fazer o seu traço “pular” ou entortar.
  • Também limpe bem as mãos antes e durante o trabalho, mesmo que não pareçam sujas. A oleosidade natural da pele e a transpiração acumuladas podem manchar o papel.
  • Foi pintar o cabelo de um personagem e a caneta escorregou? Antes de se desesperar, avalie com calma o tamanho e a aparência do traço. Em alguns casos, dá para apagar com tinta branca ou disfarçar o erro.
  • Evite trabalhar na arte final quando estiver muito cansado ou nervoso. Tente se organizar para se dedicar a isso no começo do dia, ou no horário em que você costuma estar mais alerta e disposto.
  • Se você for começar o dia com a arte final, faça bastante aquecimento antes, rabisque bastante até sentir a mão bem solta e os traços saírem mais firmes e espontâneos.
  • Você tem tendência a errar muito na hora de passar a caneta nas partes mais detalhadas do desenho? Experimente essas alternativas:
  1. Use uma caneta de ponta mais fina. Quando há muitos detalhes pequenos juntos fica difícil acertar o traço com uma caneta 0.3, por exemplo.
  2. Use um papel maior. Com mais espaço, você pode fazer um desenho maior e os detalhes ficam mais fáceis de trabalhar.
  3. Melhore a iluminação do seu ambiente de trabalho. Talvez você esteja errando os detalhes porque não consegue enxergá-los direito.

Veja também: 17 dicas para aprender a desenhar

E agora que você já leu as nossas dicas, está mais tranquilo para trabalhar na arte final dos seus desenhos? Então, mãos à obra!

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News