O que é melhor: mesa de desenho ou prancheta portátil?

Mesa de desenho ou prancheta portátil?

Um problema frequente quando usamos mesas comuns para desenhar é uma distorção na arte. Isso acontece porque o papel fica na horizontal e, a não ser que você fique muito curvado sobre a mesa (o que não é nada bom para a coluna), a sua visão do desenho fica distorcida pelo efeito da perspectiva. É por isso que às vezes desenhamos um rosto e ele parece perfeito na mesa, mas quando levantamos o papel percebemos que os olhos estão desalinhados, por exemplo.

Uma solução para esse problema são as mesas ou pranchetas de desenho: elas possuem o tampo móvel, que pode ter sua inclinação ajustada para que o papel fique numa posição melhor para você desenhar. Legal, não é mesmo? Mas o que será melhor para você, mesa ou prancheta? Depende de quanto você pode investir e do espaço disponível na sua casa.

Veja também: As 17 melhores dicas para aprender a desenhar 

As pranchetas portáteis são compactas e práticas, mas não tão confortáveis como uma mesa. A vantagem é ser relativamente em conta: uma prancheta A3 custa cerca de 250 reais, já no tamanho A2 fica entre 400 e 700 reais dependendo do modelo.

Mesas de desenho são mais caras e ocupam bastante espaço. Preços variam entre cerca de 700 e 2 mil reais dependendo do modelo, mas também é possível encontrar usados à venda por valores mais razoáveis. A vantagem das mesas é que são mais confortáveis por causa da superfície de trabalho maior.

E aí, o que é melhor para você? Prancheta portátil ou mesa?

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)