O Guia dos Quadrinhos fica fora do ar por alguns dias

Por Antônio Patrick Carneiro

O Guia dos Quadrinhos, site que reúne o maior acervo de dados e capas de quadrinhos lançados no Brasil, encontra-se há alguns dias fora do ar. O site foi idealizado por Edson Diogo com a finalidade de preservar a história das HQs no Brasil.  Segundo nota disponibilizada na página do GdQ no Facebook, o site voltará a ativa ainda nessa quarta (12). A nota ainda esclarece aos usuários que todas as informações estão preservadas (são cerca de 60 mil capas) e que não há motivos para preocupação.

A última vez que o site ficou indisponível por vários dias, o mesmo passou por uma reforma ampliando a experiência dos seus membros. Hoje, o Guia, além de constar com um enorme acervo de publicações de quadrinhos lançadas no Brasil e no exterior, possibilita aos membros catalogar a sua coleção, incluir ou editar informações sobre novos materiais lançados (dando ao membro status de colaborador do acervo), formar rede de contatos com outros colecionadores, disponibilizar HQs para venda ou troca, avaliar as HQs, verificar ranks de mais colecionadas marcar quais os exemplares que já foram lidos, dentre outras funções.

A partir de uma seção do site, o Mercado de Pulgas, surgiu o evento Festival Guia de Quadrinhos. Ele é um evento anual que reúne milhares de colecionadores de todo o Brasil oferecendo palestras, exposições, seções de autógrafos, etc. O evento acontece desde 2009. Sua última edição ocorreu no mês de março desse ano.

Até o momento não houve maiores esclarecimentos sobre a motivação da suspensão temporária do site catalogador de HQs. Novas mudanças? Talvez! Vamos aguardar  o retorno do site.

Deixo a sugestão para os colecionadores/fãs de quadrinhos desconhecem a existência do site ou simplesmente não deram uma oportunidade para catalogar sua coleção nele. Além de todos os recursos mencionados ao longo do texto, você poderá no momento em que desejar, baixar um arquivo compacto da sua coleção para eventuais consultas.

 

Até a próxima!!!!

The following two tabs change content below.

Latest posts by Antônio Patrick Carneiro (see all)