Nanquim com pincel e pena ou canetas descartáveis, o que é melhor?

Usar nanquim com pincel e pena, ou caneta descartável, o que é melhor? A verdade é que ambos têm vantagens e desvantagens. Decidir qual o melhor depende de suas prioridades e da sua disponibilidade de dinheiro, tempo e paciência. A nossa dica de hoje é um comparativo do uso de nanquim com pincel e pena contra canetas descartáveis. Veja abaixo:

  • A arte com pincel e pena fica muito mais bonita – por conta das variações de traço e dos diversos efeitos que se pode fazer com um pincel ou uma pena, a arte final do desenho sai muito melhor do que se fosse feita com caneta descartável.
  • Embora as canetas descartáveis sejam mais baratas do que um pincel ou pena de boa qualidade, elas duram pouco. A caneta, depois que acaba a carga você tem que jogar fora e comprar uma nova. O pincel e a pena, se bem cuidados, duram para sempre. E um vidro de nanquim tem mais tinta do que a carga de várias canetas. No longo prazo, o custo beneficio do combo pincel+pena+nanquim é superior ao das canetas descartáveis.
  • Por outro lado, o pincel e a pena requerem muita prática e habilidade. Eles não são tão intuitivos quanto as canetas. Você terá que treinar muito, talvez até precise fazer um curso específico para conseguir bons resultados com a pena e o pincel.
  • Pena e pincel não podem ser usados em qualquer papel. Ao contrário das canetas, que dá para usar até num sulfite comum, para um trabalho com pincel e pena, você vai precisar de papéis mais grossos e resistentes.

Veja também: Aprenda a desenhar do zero

Concluindo, acreditamos que um bom desenhista deve, pelo menos, experimentar trabalhar com pincel e pena, por causa do seu excelente resultado artístico. Entretanto, se agora você está com pouco dinheiro e tempo para investir, provavelmente é melhor deixar a experiência com pincel e pena para depois, e optar pelas canetas descartáveis, que são mais práticas e fáceis de usar.

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News