Monstros para adultos – como desenhar bem

Monstros infantis foram o assunto da semana passada, e hoje falaremos de monstros para o público adulto. Diferente das criações para crianças, os monstros para adultos podem – e, no caso de obras de horror ou terror, DEVEM – ser mais agressivos e assustadores. Veja só algumas dicas para desenhá-los:

 

  • Inspire-se na natureza – use animais, insetos, plantas e até mesmo microorganismos como referência para desenhar seus monstros. A natureza é assustadora: um leão arreganhando os dentes, um morcego de asas abertas são imagens que fazem muita gente ficar de cabelo em pé. Até mesmo um simpático cachorro, se começar a rosnar e mostrar os dentes, já nos faz recuar e querer fugir.
  • Inspire-se nos seus próprios medos e pesadelos – mas só faça isso se sentir psicologicamente preparado, pois não é nada fácil. Grandes autores de horror e terror lançam mão desse recurso e, às vezes, chegam a ficar meio traumatizados. O que te dá medo? Um rosto sem olhos? Uma boca recheada de dentes pontudos? Quanto mais profundo e verdadeiro for o seu medo e quanto mais fielmente você procurar retratá-lo, mais apavorante será o seu monstro.
  • Capriche nos detalhes – o monstro é uma criatura inventada e o seu público sabe disso. Para que ele possa ser verdadeiramente assustador, é preciso fazer um esforço extra para que ele pareça real. Músculos bem marcados, rugas, veias saltadas, a textura do pêlo ou escamas devem ser bem realçados. Trace cada linha com cuidado e use bastante luz e sombra para dar mais peso e verossimilhança ao seu monstro.
  • Esconda os detalhes – muitas vezes o que mais nos dá medo é aquilo que não podemos ver. Um par de olhos injetados de sangue brilhando no escuro, uma mão deformada saindo por detrás da porta… Ou seja, você também pode tornar o seu monstro assustador fazendo exatamente o contrário da dica anterior, mas aí vai depender do tipo de desenho. Se for, por exemplo, um design de personagem para um jogo, não dá para fazer isso.

 

E é isso por hora. E agora, está com coragem para desenhar um monstro apavorante?

 

Veja também: 17 dicas para aprender a desenhar

 

*créditos da imagem destacada: “Surprise”, ilustração de Simon Bisley, imagens de divulgação das revistas Eerie e Monster e do jogo Call Of Cthulhu – Dark Corners of the Earth.

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)