Materiais de pintura – algumas dicas

Conhecer materiais de pintura – pelo menos os mais usados – é muito importante para um desenhista. Afinal, como dissemos na semana passada, todo artista em algum momento com certeza vai precisar trabalhar com cores.

Infelizmente boa parte dos materiais de pintura mais usados são importados, caros e não têm similares nacionais com uma qualidade bacana. Será isso um obstáculo intransponível para quem não tem dinheiro? É claro que não!

Por um lado, é importante que um artista conheça uma boa variedade de materiais. Mas, por outro, também é verdade que quem tem competência consegue fazer artes maravilhosas mesmo com recursos mínimos. Então, não se desespere se você não tem condições de comprar e experimentar vários materiais. Vá com calma, adquirindo os materiais aos poucos, é até melhor assim. Afinal, você precisa de tempo para explorar as possibilidades de cada material, não adianta gastar um monte comprando muita coisa de uma vez.

Agora, vamos a algumas dicas dos materiais de pintura mais usados por ilustradores e quadrinistas:

  • Lápis de cor – o material mais básico e fácil de achar de todos! Mas não se engane, há artistas especialistas em lápis de cor que conseguem fazer desde retratos hiper-realistas até pinturas que parecem feitas com tinta. Estudando e treinando bastante dá para fazer muita coisa boa com lápis de cor. Se puder, compre uma caixa de 12 ou 24 cores de qualidade melhor. Dá para encontrar de marcas boas como a Staedler por 20 a 30 reais.
  • Caneta marcador ou marker – muita gente confunde marker com caneta hidrocor, mas é totalmente diferente. É um material muito usado por quadrinistas, especialmente os de mangá. O marker permite uma pintura muito mais uniforme do que a hidrocor, e não borra à toa. É claro que custa bem mais caro, mas as lojas costumam vender unidades avulsas, então você pode comprar uma ou duas cores para experimentar e se gostar, adquirir um kit de 6 ou 12 cores quando tiver condições de investir. Uma caneta avulsa da marca Copic – considerada a melhor pelos artistas – custa por volta de 25 reais a unidade, mas em compensação é recarregável. A La Plume, que também é de ótima qualidade, está bem mais em conta, 14 reais a unidade. E também tem a Magic Color, que não é tão boa quanto as outras mas quebra um galho, e que sai por volta de 7 reais a unidade.
  • Guache – você provavelmente já usou essa tinta em trabalhos escolares. O guache é simples de usar e relativamente barato. Por cerca de 40 reais dá para comprar um kit de 5 cores básicas de qualidade melhor que o guache escolar comum. O único senão é que você vai precisar gastar um extra com pincéis e papéis mais grossos, que suportem tinta.

Veja também: Aprenda a desenhar de tudo

Estes são só alguns dos materiais de pintura mais usados pelos artistas, e só eles já podem render muitas artes bacanas se você estudar e praticar. Então, vamos lá botar cores nos desenhos!

 

(*) Os preços mencionados na matéria são de julho/2017. 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)