Destaque Matérias Sem categoria

Mangá nacional online MATSURO

MATSURO – MANGÁ ONLINE

matsuro

O assunto do dia é Matsuro, mangá online de Jayson Santos. A obra é um slice of life romântico que conta a história do “aborrescente” Kiyo, Liny, a garota que é apaixonada por ele e os amigos Hiko e Yumi.

O gênero slice of life é típico do mangá japonês, e como o próprio nome diz (slice of life significa, ao pé da letra, “fatia da vida”), procura retratar um determinado período da vida de um personagem ou vários, normalmente em um contexto mais próximo da realidade. Em lugar de aventuras épicas e fantasiosas, temos pequenos dramas, conflitos e alegrias, muito semelhantes às coisas que acontecem na vida rotineira do leitor. Matsuro segue fielmente essa linha característica do gênero: brigas com os pais, o primeiro amor, o dia a dia na escola, estes são os pontos abordados no correr dos capítulos.

Apesar de sua ambientação curiosa – um colégio brasileiro para nikkeis que segue o padrão japonês de ensino – o mangá possui personagens de perfis quase que universais, com os quais a grande maioria dos leitores com certeza sentirá alguma familiaridade. Kiyo é o adolescente que poderia ter notas melhores se fosse motivado a estudar; Liny é a menina tímida e recatada; Hiko, o amigo boa praça; e Yumi, a amiga confiante.

A história segue num ritmo bom, com a falta de jeito do Kiyo, a timidez da Liny e as trapalhadas bem intencionadas do Hiko rendendo situações divertidas. Se existe algum ponto a se criticar em Matsuro é o fato de ser uma história bem curta, terminando em apenas 6 capítulos, o que acabou deixando um gostinho de quero mais. Seria interessante ver se e como a relação com a Liny teria algum efeito na personalidade do Kiyo, se chegaria ao ponto de, por exemplo, levá-lo a tentar estudar mais ou brigar menos com os pais. Ou ainda, ver algum personagem secundário como o Tsuro ser desenvolvido. Por outro lado, o fato de ser uma história curta também pode ser considerado positivo, principalmente para aqueles que não têm paciência ou tempo para investir em mangás mais longos e/ou ainda em curso.

Uma curiosidade é que Jayson Santos é muito mais um autor de aventura e ação do que de slice of life e romance. Matsuro não é seu único mangá online: ele tem mais três títulos publicados aqui no HnP, Endless, Hooligan, PlayerBrotherhood e Pandor, e todos são histórias de ação e aventura. Ver as diferentes formas como um autor trata os diferentes gêneros é sempre uma ótima experiência, especialmente para aqueles que também desejam no futuro criar os seus próprios mangás. Além disso, dá para ver claramente o desenvolvimento da arte de Santos, que de um trabalho para o seguinte vai melhorando cada vez mais.

Jayson Santos marcou presença no HnPCast #8, em que falou do processo de criação de Matsuro, se há planos ou não para uma continuação, e também sobre seu outro mangá online Hooligan. Se ainda não ouviu, ouça, é uma entrevista muito bacana, com muita informação significativa!

Matsuro, mangá online completo de Jayson Santos, é uma boa opção de leitura para quem gosta de um slice of life com doses de romance, e não quer sofrer de ansiedade esperando os próximos capítulos.

O que está esperando para ler? Leia pelo link: http://heroisnopapel.com/matsuro/

Tags: , , , ,