Línguas estrangeiras: desenhista precisa saber, sim!

Línguas estrangeiras – especialmente o inglês e o espanhol – são uma ferramenta importante para todas as profissões, inclusive a de desenhista. É verdade que uma boa arte dispensa traduções, mas conhecer outros idiomas abre portas e agiliza muito as coisas, principalmente pra quem está começando. Aqui vão três razões pelas quais você deve estudar línguas estrangeiras se tiver a oportunidade:

 

  • Acesso a importantes fontes de conhecimento – muitos livros, vídeos e posts de internet recheados de dicas e informações sobre técnicas e macetes de desenho estão em inglês ou espanhol e não têm tradução para o português. E quanto ao tradutor do Google, bem, ele melhorou bastante mas ainda não dá para depender apenas dele para entender um texto em outra língua.

 

  • Poder participar de concursos e eventos internacionais – existem concursos em diversos países que são abertos para o mundo todo. Alguns oferecem prêmios bons, além de divulgação da sua arte para um público grande e interessado. Só que para participar, é preciso entender o regulamento, que normalmente está em inglês. Sem falar que, se tiver dúvida e precisar trocar mensagens com a organização, vai ser meio complicado, né?

 

  • Acesso a oportunidades de trabalho – nos dias de hoje, não é nada fora do comum desenhistas brasileiros serem contratados por estúdios e editoras de outros países. As chances estão aí para quem tem uma boa arte.  E, principalmente, para quem souber outros idiomas. Afinal, como alguém de uma editora ou estúdio lá nos Estados Unidos vai te contratar se nem consegue se comunicar com você?

Veja também:  Aprenda a desenhar do zero

Não é que seja impossível construir uma carreira sem conhecer línguas estrangeiras. Quem batalha e tem talento consegue, de um jeito ou de outro. Mas saber outro idioma pode facilitar as coisas, aumentar suas chances. Então, se tiver oportunidade, estude. Se seus pais se recusarem a pagar um curso de desenho e falarem que só vão bancar inglês ou espanhol porque “é mais útil”, não faça cara feia. Aceite. Afinal, vai ser útil mesmo, e você pode conseguir um emprego temporário para pagar o sonhado curso de desenho com seu próprio dinheiro! E tem mais: fazendo esse esforço todo, seus pais provavelmente vão perceber o quanto você gosta e leva à sério a sua arte, e irão te apoiar mais no futuro.

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News