História do mangá no Brasil e no mundo

Neste artigo você encontra informações sobre as origens do mangá, sua história e principais desdobramentos contemporâneo dessa arte. Os mangás consistem em histórias em quadrinhos japonesas que têm sua origem, história e características um pouco diferentes dos gibis e HQ’s norte-americanos. Para quem está começando a conhecer os quadrinhos japoneses, este artigo é indispensável.

 

gif mangá 2

Origem do Mangá

Ao contrário dos gibis e HQ’s que surgiram nos tabloides americanos no final do século XIX, o mangá tem uma história muito mais antiga e surgiu a partir do teatro japonês. Durante o período Nara (século VIII d.C.), surgiu o teatro de sombras no Japão que entretinham os navegadores que aportavam nos vilarejos japoneses.

Com o tempo, as estórias passaram a ser eternizadas nas páginas de revistas e assim surgia o mangá. Apesar de sempre ter sido bastante popular, os mangás passaram a enraizar-se ainda mais na cultura japonesa durante a II Guerra Mundial, quando eram poucas as opções de entretenimento.

Com o fim da guerra e a reconstrução do Japão, surgiam incentivos para publicações no país e foi no período pós-guerra que a indústria do mangá começou a tomar as proporções que tem hoje. Nessa época de grande incentivo á publicação de mangás, o crtunista Osamu Tezuka criou os característicos personagens de mangás e animes, com os olhos grandes tal como são desenhados hoje.

Ao longo dos anos foram surgindo mais estórias e heróis fixos, de modo que em 1970   Kazuo Koike lançava sua revista editada, o Lobo Solitário. Esta seria publicada no Brasil apenas 19 anos depois, em 1989.

Canal do Anônimo no youtube, Resumo da história dos mangás (PT-BR)

 

Mangás no Brasil

No Brasil os mangás e animes ganharam imenso destaque nas últimas décadas. Hoje o país consiste em um dos principais mercados consumidores de todos os produtos relacionados à chamada cultura Otaku, como se denominam os fãs mais dedicados dessa arte.

Animes clássicos e séries como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco têm milhões de fãs entre os brasileiros são constantemente repetidos na TV aberta e também em canais privados.

 

gif mangá

Veja também: leia o mangá online Guardian Angel

Mangás na atualidade

Os mangás se dividem em diversos gêneros. Para as meninas, existem os mangás shoujo, que são mais delicados e românticos. Os mangás josei são aqueles voltados especificamente para o público adulto feminino. Os mangás específicos para meninos são chamados de shonen. São mais agressivos, geralmente relacionados a lutas e heróis. Os mangás para homens são chamados seinen.

Com o tempo os mangás viraram animações, os chamados animes. Os animes ajudaram a propagar ainda mais a cultura dos mangás a partir da década de 1980. De lá pra cá, os quadrinhos e animações japoneses se tornam uma febre em todo o mundo.

No Brasil, um dos animes mais conhecidos do público em geral é A Viagem de Chihiro (2001) de Hayao Miyazaki.

chihiro

Disseminando cultura, Animes no Brasil (PT-BR)

Diga o que você achou do nosso artigo sobre a história do mangá nos comentários. Deixe sugestões de temas relacionados ao universo dos quadrinhos que você gostaria de conhecer melhor.

Se você gostou das nossas dicas sobre os quadrinhos japoneses, curta, comente e compartilhe à vontade. Para saber mais sobre mangás, gibis e HQ, visite outras mídias do nosso site. Acompanhe nossas postagens com o melhor do universo dos quadrinhos para você.

The following two tabs change content below.

Matérias HnP

Latest posts by Matérias HnP (see all)