Gibis e HQ’s

Gibi e HQs

Neste artigo você encontrará as principais dicas a respeito das histórias em quadrinhos. Qual a origem dessa arte, principais editoras e HQ’s vendidos no Brasil e muito mais sobre o que você precisa saber para ser um bom colecionador.

hq

É comum encontrar pessoas com dúvidas sobre a diferença entre gibis e HQ’s. Não existe, entretanto, nenhuma diferença substancial entre gibis e HQ’s, ambos consistem em histórias em quadrinhos.

Acontece que o termo “HQ (História em Quadrinho)” é usado geralmente por adultos e o termo “gibi” é frequentemente associado a histórias infantis. Na prática, entretanto, ambos os termos significam exatamente a mesma coisa. Não é errado dizer “HQ’s da turma d Mônica” ou “gibis dos X-men”.

Nas últimas décadas a cultura HQ vem ganhando espaço no mercado brasileiro e hoje existe um grande mercado no país. A história dos quadrinhos, entretanto, é bem mais antiga e profunda do que a maioria dos leitores se dá conta. Considerada por muitos como a nona arte, as HQ’s se tornam cada vez mais populares entre os leitores brasileiros, sobretudo entre o público adulto e adolescente.

Origem das Histórias em Quadrinho

Se considerarmos que as histórias em quadrinhos consistem em narrativas de histórias por meio de uma sequência de desenhos, podemos perceber que sua origem é bem remota. Os povos da antiguidade já faziam registros dos acontecimentos relevantes de sua época através de desenhos pintados ou esculpidos em pedras e cavernas.

As histórias em quadrinhos tal como conhecemos hoje,na forma de gibis, mangás e HQ’s, teve origem no final do século XIX e sua criação é atribuída ao estadunidense Richard Outcault. O uso de balões de fala e a criação de personagens fixos tiveram origem nos tabloides novaiorquinos. A primeira história em quadrinho a se tornar famosa nos E.U.A. foi Menino Amarelo (Yellow Kid).

yellow kid

Atualmente as maiores editoras de quadrinhos do mundo ainda pertencem aos E.U.A, como a gigante Marvel, do quadrinista Stan Lee. Desde a década de 1970 Stan Lee vem criando personagens e enredos elaborados que conquistaram milhões de fãs mundo a fora.

stan lee

Documentário sobre vida e obra de Stan Lee (Dublado)

 

Resumo das eras das HQ’s por Lucas MG

Histórias em Quadrinho no Brasil

No início do século XX, as tirinhas dos tabloides americanos começaram a ser reproduzidas no Brasil. Surgiam ao charges e “historietas”, como eram chamadas à época. Em meados da década de 1940, as histórias em quadrinho da Disney passaram a ser publicadas no país, inicialmente em outras revistas.

Já na década de 1950 surgiam diversas editoras publicando revistas em quadrinhos. Ganhavam popularidade não só os quadrinhos americanos, mas também as primeiras referências nacionais, como o Capitão 7.

capitao 7

Veja também: leia o mangá online Guardian Angel

Durante muito tempo no Brasil os gibis eram associados quase exclusivamente às histórias infantis como a turma da Mônica de Maurício de Souza, ou dos clássicos personagens da Disney, como Mickey e Pato Donald. Nas últimas décadas, entretanto, está ocorrendo o crescimento desenfreado do número de fãs de quadrinhos no Brasil.

Com a expansão do acesso à internet ficou muito mais simples acompanharmos as novidades do universo HQ, assim como nos deu a possibilidade acesso muito mais amplo e rápido à mídias relacionadas às sagas e personagens de interesse.

O que achou do nosso artigo sobre Histórias em Quadrinhos. Sua opinião é importante pra gente, deixe-a nos comentários. Se você gostou, curta, comente e compartilhe à vontade. Para saber mais sobre gibis, HQ’s e mangás, confira outros artigos do nosso site. Acompanhe nossas postagens diárias com as melhores dicas sobre o universo dos quadrinhos para você.

The following two tabs change content below.

Matérias HnP

Latest posts by Matérias HnP (see all)