Gibis brasileiros: alguns autores importantes

Neste artigo destacamos o trabalho de alguns entre os principais quadrinistas brasileiros: Maurício de Sousa, Danilo Beyruth e Mariana Cagnin. O Brasil está entre os principais países consumidores da arte dos quadrinhos. Desde a década de 1980 as HQ’s vêm ganhando cada vez mais espaço entre os mais variados públicos.

Na década de 1990 passamos a receber muito mais influência dos mangás, os quadrinhos japoneses, e animes. Isso fez com que surgisse no país uma nova geração de apaixonados por quadrinhos e grandes quadrinistas.

Maurício de Sousa

Maurício de Sousa é, sem dúvida, o quadrinista brasileiro mais conhecido do público em geral. Há cinquenta anos ele publica os quadrinhos da Turma da Mônica, um grande sucesso que atravessa gerações.

mauricio-de-sousa-gibis

Os personagens de Maurício de Sousa têm movimentado o mercado com diversos produtos. Desde bonecos até alimentos, a Turma da Mônica conta com diversas linhas e transformou-se em uma verdadeira marca.

Os irmãos Lu e Vitor Cafaggi

Os irmãos Cafaggi são autores de obras inspiradas no trabalho de Maurício de Souza, como Turma da Mônica-Lições e Turma da Mônica-Laços.

vitor-e-lu-gibis

O trabalho dos irmãos em redesenhar os personagens da Turma da Mônica dando aos personagens um semblante muito mais realista é encantador. As obras vêm agradando, sobretudo, os públicos jovens e adulto. Através das ilustrações dos irmãos é possível viajar de volta a nossa infância, quando os personagens de Maurício de Souza eram nossas companhias constantes.

Danilo Beyruth

Danilo Beyruth iniciou sua carreira como estudante de desenho industrial. Logo passou para o ramo da ilustração e da publicidade. O autor é reconhecido internacionalmente e já trabalhou com grandes nomes dos quadrinhos no Brasil e no mundo, além de diversas premiações.

DANILO-Beyruth-gibis

O personagem Necronauta, uma espécie de guia para os espíritos dos mortos criado em 2006, é o personagem mais importante de Danilo. Suas histórias foram publicadas nos anos de 2010 e 2011 pelas editoras HQM e Zarabatana, respectivamente.

Danilo Beyruth trabalhou com Maurício de Souza, um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais, além de Levy Trindade, uma lenda dos quadrinhos americanos. Entre os prêmios recebidos por Danilo estão o Troféu HQ Mix – Melhor roteirista nacional 2010; Troféu HQ Mix – Melhor desenhista nacional 2010; Troféu HQ Mix – Melhor desenhista nacional 2013.

Mariana Cagnin

Mariana Cagnin é uma ilustradora e quadrinista brasileira formada em Artes Visuais pela Unesp. recentemente publicou o quadrinho Vidas Imperfeitas pela editora HQM.

mary_cagnin-gibis

Mariana é uma das grandes promessas da nova geração de quadrinistas brasileiros. O canal da moça no Youtube já conta com quase 30 mil inscritos. A artista disponibiliza diversas das suas obras online, em seu site. No vídeo abaixo ela fala sobre o tema:

Ficou curioso para conhecer a arte da Mariana Cagnin? Assista ao vídeo e inscreva-se no canal.

Gostou do nosso artigo sobre os principais autores de gibis no Brasil? Deixe um comentário na página. Curta, comente e compartilhe à vontade. Para saber mais sobre HQ’s e quadrinistas brasileiros, acompanhe nossas postagens. Siga-nos nas redes sociais e inscreva-se em nosso canal do Youtube.

The following two tabs change content below.

Matérias HnP

Latest posts by Matérias HnP (see all)