Gambiarras e reaproveitamento de material para desenhistas

Fazer gambiarras e reaproveitar material são jeitos de resolver pequenas emergências sem gastar muito. Frequentemente são soluções temporárias, não duram muito, mas ajudam um bocado quando a grana está curta. Além disso, algumas gambiarras são bem divertidas de fazer. Veja aqui algumas dicas de gambiarras e reaproveitamento de material.

  • Mesa de luz improvisada: esta é bem fácil. Se tiver uma mesa com tampo de vidro, basta colocar uma luminária ou abajur embaixo e pronto! Se a luz for muito forte, forre a mesa com sulfite branco para suavizar. Luzes de natal também servem, basta afixar sob o tampo com fita crepe. Se não tiver mesa com tampo de vidro, pode ser uma prancheta comum de acrílico, fica um pouquinho mais complicado porque a superfície de trabalho é menor, mas ainda quebra um galho.
  • Nichos para guardar canetas: a melhor forma de conservar canetas descartáveis e canetas marcadores é na horizontal. Nas lojas de material artístico elas costumam estar deitadas em vitrines, nichos ou suportes fornecidos pelo fabricante. Se você não quer guardar suas canetas na gaveta, pode construir um display de canetas como este da foto abaixo. 
    display

    Nesta gambiarra foram usados copos plásticos, papelão, isopor e cola quente

    Outra opção simples e barata é usar caixas de leite. Basta cortar no tamanho certo e colar uma caixa na outra. Se quiser um acabamento mais caprichado cole o conjunto numa base de papelão bem resistente e encape com papel colorido ou adesivo vinílico.

  • Suporte para prancheta: quem não tem uma mesa de desenho com tampo reclinável costuma trabalhar com uma prancheta apoiada em um livro grosso. O problema é que a prancheta pode escorregar. Ou ainda, se você tirar ela do lugar, quando voltar vai dar um certo trabalho para acertar a inclinação que estava antes. Uma solução bacana é usar caixas de papelão bem duro ou placas de isopor em vez de livros. Desta forma, você pode usar fita crepe para afixar o suporte na posição certa. 

    suporte-prancheta

    Um pedaço de isopor (desses que vem junto com eletrodomésticos e eletrônicos), ou caixa de papelão pode ser afixado com fita crepe na prancheta. E quando quiser usar a prancheta sem suporte, a fita crepe sai fácil.

  • Reserva de tampas de canetas: como já dissemos em dicas anteriores, canetas descartáveis e canetas marcadores não são baratas e secam rapidinho se ficarem destampadas. Por isso, quando for jogar fora as canetas que acabaram, guarde algumas tampas. Assim, se você perder ou quebrar uma tampa de caneta, vai ter outra para substituir.

Veja também: Aprenda a desenhar do zero

Estas são apenas algumas dicas de gambiarras e reaproveitamento de materiais possíveis. Apostamos que depois ler você já deve ter várias outras idéias. Vá em frente, faça suas gambiarras e divirta-se!

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)