Fanzine: Como Fazer e O que é?

Fanzine: Como Fazer e O que é?

Se você quer saber o que é fanzine e como fazer um, fique ligado que vamos te explicar da melhor maneira possível.

O termo fanzine foi criado por Russ Chauvenet, por volta da década de 1940 e tem inspiração em movimentos artísticos diversos da época.

Basicamente, trata-se de uma junção dos termos fanatic e magazine, que em uma tradução literal pode ser entendido como uma revista produzida por fãs, ou seja, é uma revista paralela à obra principal.

Contudo, no Brasil este conceito não ficou bem definido, sendo utilizado para designar de modo genérico toda produção independente.

Os primeiros fanzines que se tem notícia no Brasil apareceram por volta do ano de 1965 como O Cobra e Ficção.

O setor de entretenimento é um ambiente propício para desenvolver a criatividade através de desenhos, ilustrações, animações, charges, dentre inúmeras outras formas de expressão artística.

Dentre estas diversas formas possíveis de exercer a criatividade o fanzine é apresentado como uma delas.

fanzine

O que exatamente é um Fanzine?

Se você ainda está com alguma dúvida sobre o conceito, para deixar ainda mais claro, fanzine é uma publicação impressa independente.

Quem produz pode expressar suas ideias e pensamentos da maneira que lhe convir, utilizando ilustrações e grafias.

Trata-se de uma mídia cuja edição é realizada por fãs, verdadeiros apaixonados, que tem uma margem incrível para exercer suas criatividades.

Melhor definindo, o que é um fanzine: é uma publicação que não tem caráter profissional, nem tão pouco oficial, de conteúdo relativo a um determinado tema ou produto.

Com isso, podemos concluir que fanzine pode ser entendido como um produto feito de fã para fã, o que garante às pessoas que os consomem a possibilidade de conhecer a visão que alguns fãs têm do seu personagem predileto e quais histórias o fanzineiro (pessoas que produzem fanzine) irá produzir.

Veja Também: Como Desenhar Seus Personagens Preferidos de Anime de Forma Simples e Prática!

Universo de Abrangência de Um Fanzine

O universo de abrangência do fanzine é enorme, pois pode se tratar de músicas, poesias, novelas, romances, ficção científica, animes, mangás, games, dentre vários outros temas que são tratados nesses produtos.

Nessa perspectiva, a criatividade é o elemento chave para a criação de fanzine.

Portanto, dentro da revista editada por fãs é possível trabalhar qualquer ideia ou conteúdo, em resumo pode-se trabalhar da maneira que for mais conveniente ao realizador do fanzine.

Permite-se que sejam abordados pelos fãs questões que não foram bem delineadas nas obras originais.

Essas discussões podem abranger os temas, personagens, problemas, curiosidades, histórias ainda não finalizadas, dentre muitas outas hipóteses.

Como se vê, é um ambiente extremamente criativo, infinito e varia muito de percepção para percepção.

Visto isso, se você é do tipo de pessoa que gosta de interagir com esse universo, tem um carinho especial por alguma obra que lida com o imaginário e tem muita vontade de entender e colocar em prática como se dá o processo de elaboração de fanzine, esse texto foi produzido especialmente para você.

Formatos dos Fanzines

diana-e-julius

Você sabia que são variadas as formas de apresentação do fanzine?

Pois é, elas podem ser digital, impresso em gráfica, artesanal (feito à mão, através de colagem, utilizando grampos ou apenas encaixado), em cores ou preto e branco, Fanzine digital online, dentre outras formas.

A disponibilização para os fãs pode ser gratuita ou remunerada, a fim de pagar os custos de produção.

Geralmente, o produto não é disponibilizado direto em bancas de revistas.

O mais interessante é que o fanzine é um veículo produzido por fã para fã.

São pessoas que estão apaixonadas por determinada publicação e, portanto, decidem produzir o conteúdo, especificamente, para outras pessoas que compartilham dessa mesma paixão.

E é esse diferencial que faz com que seja um produto especial.

Por ser um veículo feito, editado e consumido diretamente por fãs sua qualidade é variável.

Pode ser um produto de altíssima qualidade ou um produto de qualidade inferior, a depender da capacidade artística daquele que se propõe a produzi-lo.

Fanzine: Como Fazer Passo a Passo 

Um aspecto necessário para aqueles que desejam se aventurar pelo universo dos fanzines é o de adquirir as competências necessárias para fazer com que seu produto tenha qualidade, sendo uma delas a utilização de cursos para seu aprimoramento.

Sendo assim, indicamos dois cursos, que podem ser feitos de forma gratuita e que vão te permitir aprimorar suas habilidades artísticas.

Esses cursos são Curso de Desenho e o Dicas de Desenho e Roteiro, ambos podem ser encontrados no site www.heroisnopapel.com/cursos-e-dicas-2/.

E para quem quer fazer uma obra com uma história do seu mangá ou anime favorito, mas ainda não sabe exatamente como desenhar, recomendo que assista ESSE VÍDEO AQUI.

Frisamos que é fundamental investir em sua capacitação.

Esses cursos podem ajudar tanto a quem está aprendendo a desenhar do zero quanto quem já tem alguma experiência e deseja se aperfeiçoar, inspirar e garantir novas técnicas.

Pois bem, feitas as considerações a respeito de o que é um fanzine, cabe a nós te ensinar a como fazer fanzine, de modo simples e prático, certo? Então vamos lá:

  1. Pegue folhas sulfites tesouras e canetas de colorir;
  2. Dobre essas folhas por duas vezes;
  3. Escolha um tema a ser trabalhado;
  4. Pense em um título e roteiro;
  5. Pense em seu layout e faça alguns testes;
  6. Comece a desenhar nas folhas (cuidado, ainda não corte);
  7. Faça suas cópias para impressão;
  8. Imprima;
  9. Distribua seu produto final

Como escolher temas para fanzine?

  1. Escolha uma ideia por vez;
  2. Faça um link entre as ideias produzidas;

Agora que você já sabe o que é um fanzine, basta seguir o passo a passo disponibilizado por nós e comece a desenhar, imediatamente.

Pra você que quer saber como começar a desenhar ou aprimorar suas habilidades através de nossos cursos, dá uma olhada no nosso Curso Online de Desenho Gratuito e nossas Dicas de Desenho, ambos encontrados no link www.heroisnopapel.com/cursos-e-dicas-2/.

Você pode reunir um grupo de amigos que, assim como você, têm paixão por um determinado assunto e começarem a produzir um fanzine. Que tal? Gostou da ideia?

Agora já não te falta mais nada. Você já sabe o que é e como fazer. Esse pode ser o início de uma grande diversão entre a turma.

Ah, e você podem ainda fazer uma maratona para mergulharem no universo do tema desejado, relembrando e revivendo os momentos das histórias. 

Separe todos os materiais que irão usar, muita criatividade, inspiração e mãos à obra!

The following two tabs change content below.