Dificuldade para desenhar – dicas para resolver

Ter dificuldade para desenhar certas coisas não é impedimento para ser desenhista, por incrível que pareça! Desde que você seja persistente e nunca pare de buscar diferentes formas de superar suas dificuldades, existe chance de resolver qualquer problema.

É comum tentar desenhar alguma coisa – uma torradeira, por exemplo – e ver que não ficou nada parecido. E isso, mesmo usando uma foto de referência, traçando linhas de construção, medindo as proporções e tudo o mais. O que será que deu errado?

Quando olhamos para uma torradeira, nós inconscientemente só prestamos atenção no formato geral dela – um retângulo com duas aberturas no topo. A partir do momento que reconhecemos que o objeto que estamos vendo é uma torradeira, paramos de prestar atenção. Não reparamos no formato dos botões, nem no comprimento do fio ou se o plugue tem dois ou três pinos. Isso é automático, fazemos sem pensar.

Um outro problema é que costumamos ter dificuldade para prestar atenção em coisas que não nos interessam. Ou seja, se você não liga a mínima para utensílios de cozinha, pode ser difícil se concentrar na aparência de uma torradeira.

Para ajudar você, vamos ver agora algumas dicas para resolver sua dificuldade para desenhar.

  • Escolha alguma coisa que você acha difícil desenhar e descreva em voz alta ou por escrito. Mudar o foco do desenho para a fala ou escrita pode ajudar a enxergar detalhes que passaram batido.
  • Procure conhecer melhor aquilo que vai desenhar. Se for um animal, por exemplo, veja como ele se movimenta, porque tem cabeça pequena e corpo grande ou vice-versa, e por aí vai. Quanto mais você souber sobre o animal, mesmo coisas não relacionadas diretamente à aparência, melhor conseguirá retratá-lo.
  • Exercite-se desenhando apenas partes isoladas. Sabe quando fazemos exercicios de partes da figura humana – só as mãos, só a cabeça, etc.? Faça o mesmo com animais, máquinas, qualquer coisa que tenha dificuldade para desenhar.

Veja também: 17 dicas para aprender a desenhar

Esperamos que nossas dicas para superar sua dificuldade para desenhar ajudem você. Mãos à obra e bom estudo!

 

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)