Dicas de material para trabalhar com nanquim

Nossas dicas hoje são de material para trabalhar com nanquim, já que na semana passada fizemos um comparativo com as canetas descartáveis. Mesmo que você está tenha decidido experimentar a técnica do nanquim só daqui a um tempo, é aconselhável dar uma olhada nas dicas, para ter uma ideia de quanto precisará investir no futuro. Os preços pesquisados são de novembro de 2017, mês de publicação deste post. Vamos lá:

  • Tinta nanquim – para começar, não vá comprar a melhor marca logo de cara. O nanquim escolar das marcas mais conhecidas como Acrilex e Corfix serve perfeitamente para exercícios e experiências e custa por volta de 2~3 reais o frasco de 20 ml. Na verdade, Acrilex e Corfix são até melhores que muitos importados de marcas desconhecidas.Depois de ganhar mais experiência, você pode procurar um nanquim de qualidade profissional. A marca mais famosa e recomendada é a Talens (35~40 reais o frasco de 30 ml). Há outras opções de boa qualidade como a Staedtler (cerca de 26 reais o frasco de 22 ml) e a Trident (uns 12 reais o frasco de 20 ml).
  • Pena – por 6~7 reais dá para comprar uma pena mosquito, que é perfeita para quem está começando. Quando for investir em penas profissionais, tenha em mente que, diferentes das penas mosquito, elas são vendidas sem o cabo. Uma pena G, a preferida dos desenhistas de mangá, custa cerca de 12 reais e o cabo para ela, 20 reais.
  • Pincel – com nanquim normalmente se usa pincel redondo, de pelo de marta. Você não precisa de muitos pincéis. Um pincel fino e outro um pouco mais grosso são mais que suficientes para trabalhar. Algumas boas opções são os pincéis pelo de marta da Tigre, nº 308 02/0, 308 01 e 308 02 ou da Keramik nº 0, 003 e 4. O preço deles varia entre 10 e 25 reais cada. Confira a numeração com cuidado, pois alguns pincéis, apesar de serem da mesma série, são muito caros (uns chegam a mais de 200 reais!).
  • Papéis – para fazer exercícios e testes, o papel para desenho escolar serve. Quando estiver pronto para investir um pouco mais, escolha papéis de gramatura 150 gr ou mais. O papel especial para mangá é perfeito caso queira usar o nanquim para finalizar uma HQ (o bloco tamanho A4 com 25 folhas custa por volta de 17 reais).

Veja também: Aprenda a desenhar de tudo

Agora é arregaçar as mangas e enfrentar o desafio do nanquim! Avante, desenhista!

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)