Dicas de Desenho – Desenhista, Olha a Saúde!

Dicas de Desenho – Desenhista, Olha a Saúde!

Dicas de Desenho

Se você ama HQs e mangás, procura sempre por dicas de desenho e decidiu que quer trabalhar com isso, vai aqui uma dica importante mas que pouca gente dá atenção, até por que quem está começando geralmente é bem jovem:

Se acostume desde já a cuidar de sua saúde, ou sua carreira pode acabar antes da hora.

Trabalhar com HQs, principalmente desenhar (embora ficar horas demais na frente do computador criando roteiros também seja ruim), é uma atividade cansativa. Seus olhos, os ossos e musculatura da mão, braços, costas, são muito exigidos. Além disso, é um trabalho sedentário e, como os médicos já cansaram de falar, nosso corpo não foi feito para ficar parado.

Quem está começando costuma pensar que, não importa o quão duro você trabalhe, bastam algumas horas de descanso e pronto, já está renovado pra continuar. E no começo é assim mesmo, o corpo se recupera rápido. Mas esse “fator de cura” bacana não dura muito se você abusar. Sem os devidos cuidados, em pouco tempo aquela ardência nos olhos não vai mais parar só com uma boa noite de sono, uma simples massagem já não vai mais fazer passar aquela dorzinha chata na mão.

Veja também: Como Mudar Sua Visão De Mundo Pode Ajudar a Aprender a Desenhar

Não é difícil cuidar da saúde mesmo que você tenha pouco tempo e nenhum dinheiro! Veja só algumas dicas simples e legais:

  1. Se você usa muito o computador para produzir suas HQs, garanta um mínimo de conforto físico para trabalhar. Para começar, o monitor precisa estar alinhado com os seus olhos. Ou seja, o centro da tela precisa estar na altura dos seus olhos, de modo que você não precise se curvar para enxergar o que está fazendo. Se você não tem uma mesa regulável, apoie o monitor numa caixa ou uma pilha de livros, sempre tomando cuidado para que esse suporte improvisado seja bem firme e proporcional, de modo a evitar acidentes. Se você usa notebook, dá para fazer um suporte no melhor ângulo para você com pedaços de papelão ou canos de PVC, há diversos vídeos de passo-a-passo no Youtube. Novamente, tome bastante cuidado para o suporte ficar bem sólido e firme para evitar acidentes, principalmente se o seu notebook for daqueles mais pesados.
  1. A cadeira precisa ficar numa altura em que seus pés consigam tocar completamente o chão. Se isso não for possível, improvise um apoio para os pés com uma pilha de revistas, tijolos ou caixas. Se o problema for a cadeira ser muito baixa, use almofadas para aumentar a altura. Se as almofadas escorregam, prenda-as à cadeira com um barbante ou fita.
  1. Acostume-se a fazer intervalos. Use o timer do celular para lembrar a hora de parar, se for preciso. A cada uma ou duas horas de trabalho, pare, vá tomar água, dê uma caminhada até a padaria ou algo assim. O importante é que você se movimente e relaxe a vista, pois quando focamos por tempo excessivo num desenho ou texto, forçamos demais os olhos e isso pode prejudicá-los.
  1. Falando em olhos, eles são a principal ferramenta do desenhista, então cuidado com eles! Evite coçar ou esfregar, principalmente se suas mãos não estiverem limpas. Mexer muito nessa região pode machucar ou causar infecção por vírus ou bacterias. Lave bem durante o banho e não use colírio sem indicação médica. No máximo, use soro fisiológico para ajudar na limpeza se necessário.
  1. Se você não pratica nem gosta de esporte, pelo menos tente andar à pé o máximo possível, se mora em apartamento use as escadas em vez do elevador. Seu corpo precisa se exercitar regularmente para poder aguentar várias horas parado desenhando ou escrevendo no computador. Sem esse cuidado, são grandes as chances de você no futuro ficar com dores cada vez mais fortes nas costas, nos ombros e na nuca, até chegar num ponto que precise de tratamento médico.
  1. Para quem prefere trabalhar de modo tradicional, com lápis e papel, é bom sempre dar uma boa arrumada na mesa antes de começar, de modo a ter bastante espaço livre para poder se apoiar e se posicionar corretamente ao desenhar. Evite se curvar demais em cima do desenho – tem gente que desenha quase com o nariz tocando no papel, o que não é nada bom. Isso pode fazer seu desenho sair torto, e ainda causar uma grande dor de cabeça depois. Se você não consegue desenhar de outro jeito, experimente usar uma luminária de mesa, pode ser que esteja se posicionando assim por não ter luz suficiente para enxergar direito. Se sentir que não enxerga bem mesmo com boa iluminação, procure um oftalmologista.

Cuide bem da sua saúde. Lembre-se que fazer carreira em qualquer área não é da noite para o dia. Demora um certo tempo até você ter o seu talento reconhecido, e é preciso estar bem para aguentar bastante trabalho duro até lá.  Além disso, depois de ter alcançado o sucesso, você vai querer aproveitar o máximo possível, não é? Para isso, precisa ter saúde!

Para mais dicas de desenho fique ligado aqui no nosso site! Sempre estamos postando novas dicas! E, caso queira dicas mais detalhadas, dê uma olhada aqui nesse vídeo com a melhor dica de desenho que você irá ver por aí! 😉

Até a próxima! o/

 

FONTES:

http://www.blog.saude.gov.br/34175-aprenda-a-cuidar-dos-seus-olhos-e-proteger-a-visao.html

http://www.blog.saude.gov.br/geral/51032-saude-do-trabalhador-saiba-quais-sao-os-cuidados-essenciais-para-quem-fica-muito-tempo-sentadohtml.html

The following two tabs change content below.