Dica: Quando os Cenários Tem Sua Importância

QUANDO OS CENÁRIOS TÊM IMPORTÂNCIA

Se você já desenhou ou está desenhando uma HQ mais longa e mais complexa, deve ter sentido o trabalhão que isso dá. Às vezes, uma única página leva dias para ser projetada, rascunhada e finalizada. E, se você está trabalhando com um prazo apertado (para um concurso, por exemplo), isso pode ser desesperador.

Um recurso a que muita gente recorre nessas horas é dispensar cenários – o que, até certo ponto, faz sentido. Há realmente momentos em que é até bom não haver cenário, principalmente no segundo plano. Por exemplo, em cenas de luta ou quando se quer dar destaque para as reações ou emoções dos personagens, o cenário no fundo pode diminuir o impacto. Colocar um quadro com um cenário sem uma função, apenas porque “fica bonito” pode quebrar o ritmo da história ou confundir os leitores.

Uma outra razão para essa tendência é que tem quem simplesmente não goste muito de desenhar cenários por questão de preferência pessoal.

Por outro lado, há momentos em que o cenário é muito importante. Ele pode informar onde os personagens estão, indicar passagem de tempo, criar um clima para a história e muito mais. Se você está desenhando uma HQ de terror, nada melhor que uma paisagem noturna bem sombria e assustadora para impressionar os leitores. Para criar um clima de conto de fadas, um bonito castelo cercado de campos floridos é perfeito.

O cenário precisa de tanta atenção e capricho quanto os personagens. Procure referências de casas, ruas, móveis, jardins. Escolha ângulos e perspectivas que dêem os melhores resultados visuais e dramáticos.

Evidentemente quando há pouco tempo, nem sempre dá para desenhar um quarto super detalhado, cheio de itens decorativos. Ou uma vista panorâmica de uma cidade, com todos os prédios, monumentos e minúsculos cidadãos andando nas ruas. E isso pode nem ser necessário. Às vezes, um ou dois elementos de cenário bastam para alcançar o efeito desejado: algumas peças de mobília, uma árvore, uma janela no cantinho do quadro, por exemplo. Esses poucos elementos, bem desenhados, podem ser tudo o que você precisa para deixar a sua HQ bem bacana.

Não gosta muito de desenhar esses detalhes? Acha chato e trabalhoso? Veja esse vídeo que ensina como desenhar uma árvore e se inspire: clique AQUI e assista a vídeo aula.

Que tal? Ficou mais animado para desenhar itens de cenário? Então, vamos lá!

The following two tabs change content below.