Dicas de Desenho: A Importância Das Linhas Auxiliares

Dicas de Desenho: A Importância Das Linhas Auxiliares

Dica de Desenho: Linhas auxiliares

Nós nem sempre estamos com muita paciência e disposição para seguir à risca  as instruções dos nossos professores. Principalmente quando não estamos na sala de aula e não há ninguém para dar bronca quando saímos dos trilhos. Isto é algo com que todo mundo precisa ter muito cuidado quando está praticando ou estudando desenhos em casa.

A primeira coisa que o desenhista iniciante, especialmente aquele que é mais ansioso, tenta fazer quando está estudando sozinho é usar o “golpe de vista”. Ou seja, tenta desenhar direto, sem usar linhas auxiliares, o que quase sempre faz com que o resultado saia torto ou desproporcional.

Chamamos de “auxiliares” aquelas linhas que servem para nos orientar em relação ao alinhamento e proporções daquilo que vamos desenhar. Por exemplo, se você quer desenhar um personagem de corpo inteiro, primeiro deve deve traçar algumas linhas delimitando o tamanho total da figura, e depois subdividir, marcando as proporções da cabeça, corpo, pernas, etc. Se não fizer isso, corre o risco de chegar na metade do desenho e descobrir que falta espaço no papel para terminar. Outra linha auxiliar importante é aquela que marca o eixo da figura. Ela ajuda, por exemplo, a evitar que você desenhe uma garrafa com o gargalo torto.

Veja Também: Comece a Desenhar Apenas Com Uma Dica Simples Que Pode Mudar sua Visão das Coisas

Linhas auxiliares devem ser feitas à mão, de leve. Não há problema se ficarem um pouco tremidas ou rabiscadas, afinal, elas serão apagadas na arte final. Se você tem dificuldade para traçar linhas retas à mão, treine bastante até conseguir.

No caso de rostos, usamos linhas auxiliares para delimitar o tamanho e ajudar no alinhamento de olhos, nariz, boca e orelhas. Isso é importante porque uma assimetria muito grande pode prejudicar o seu desenho, principalmente se estiver criando personagens. Um olho desalinhado pode alterar totalmente a expressão, fazendo um personagem que deveria ser alegre parecer louco ou deprimido.

Veja um bom exemplo de como as linhas auxiliares podem ser úteis neste vídeo. Ele ensina como desenhar olhos bem alinhados e proporcionais.

À medida que ganhar prática, você poderá dispensar algumas linhas auxiliares, mas não tenha pressa. Mesmo profissionais experientes não desenham sem usar pelo menos algumas delas para se orientar.

Há ainda nesse outro vídeo aqui também outra dica que certamente irá ajudar você a desenhar, fazendo com que você, de formas simples e prática, passe a enxergar tudo por um ângulo que irá facilitar você a desenhar qualquer coisa! Unindo as dicas de desenho que você aprendeu aqui nesse artigo com as dicas do vídeo o processo de aprendizagem certamente facilitará!

E agora que você sabe como as linhas auxiliares são importantes, que tal pegar lápis e papel e praticar?

Gostou das dicas de desenho que demos aqui hoje? Mande para a gente quais são as suas maiores dúvidas sobre desenhos que sempre tentaremos respondê-las por aqui em nossos artigos.

Continuem treinando e praticando seus desenhos sempre! Vamos lá!

The following two tabs change content below.