Dia do quadrinho nacional tem campanha em Niterói

O dia do quadrinho nacional está sendo objeto de uma petição em Niterói/RJ. É que a cidade, berço de vários artistas e fanzines, até hoje não teve a data regulamentada pela Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei Nº 00106/2016, de autoria do vereador Leonardo Giordano, permitiria que o dia do quadrinho nacional fosse comemorado oficialmente, abrindo portas para a realização de eventos e outras propostas, mas não foi votado até agora.

O dia do quadrinho nacional é celebrado no dia 30 janeiro, data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, criação de Ângelo Agostini, que é considerada a primeira HQ nacional. A obra é de 1869.

Veja também: leia o mangá online O Caçador de Imortais

Entre os autores, professores e editores de HQ niteroienses estão nomes como André Alves e Lya Alves (Guerreiros de Deus). Gabriel Rocha (Lagarto Negro e Protocolo: A Ordem), Elenildo Lopes (Capitão R.E.D. e Protocolo: A Ordem), Rapha Pinheiro (Tomos de Tessa), Estevão Ribeiro (Editora Aquário) e Alexandre D’Assumpção (Iniciativa Gambate, Casa do Medo, NCT – Novos Clássicos do Terror, Impulso HQ e Iluminerds).

Para apoiar a regulamentação do dia do quadrinho nacional em Niterói, assine a petição online.

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)