Desenhar direto no computador é difícil?

Desenhar direto no computador, desde que você tenha o equipamento adequado, não é muito diferente de desenhar no papel. É claro que você precisa treinar por algum tempo para se acostumar com a mesa digitalizadora, e aprender a usar o software gráfico. Entretanto, os princípios para se fazer um bom trabalho são praticamente os mesmos tanto na mídia tradicional quanto na digital.

 

Veja também:  Aprenda a desenhar do zero

 

Vamos ver agora algumas dicas para desenhar direto no computador:

  • Só entre de cabeça no desenho digital se você já tiver mesa digitalizadora, ou condições de investir em uma. O mouse não foi feito para desenhar e se você insistir em usá-lo para isso, pode acabar com uma tendinite. Sério, não tem nada pior para um desenhista do que lesionar a mão. Não arrisque. Hoje existem mesas digitalizadoras simples a preços bem camaradas, que servem muito bem para começar.
  • Ainda sobre mesas digitalizadoras, se você tem a mão pesada, cuidado! A caneta e a superfície de trabalho do equipamento vão se desgastar rapidinho se você ficar calcando demais para desenhar. Se você não consegue tirar o peso da mão, experimente proteger a superfície da mesa com um pedaço de acetato.
  • Não se deixe levar pelos mil recursos facilitadores que os softwares gráficos oferecem. Tenha em mente que efeitos automáticos de luz, sombra, correção de linhas, etc., não adiantam nada se você usá-los a torto e a direito. Não tem problema lançar mão desses recursos quando eles realmente podem dar um “up” na sua arte, claro, só tome cuidado para não ficar dependente deles. Usá-los sem critério vai deixar o seu desenho sem personalidade, um problema muito comum em trabalhos 100% digitais.

 

E é isso por hoje, amigos. E aí, vai tentar desenhar direto no computador agora?

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)