Curso de Desenho Grátis 05 – Como Desenhar Cabelo | Parte 02

Curso de Desenho 05 – Como Desenhar Cabelo | Parte 02

Olá, desenhistas! Estão praticando bastante? Já são craques em desenhar cabelos simplificados? Para aprender a desenhar temos que treinar!
Hoje, conforme prometido, vamos estudar mais os cabelos. Fizeram aquecimento? Então, vamos lá!
Para saber como desenhar cabelo de forma mais detalhada começaremos com os traços abaixo:

tiposdetraco

Note que o traço reproduz o fio de cabelo real. O início, a parte mais grossa, é a raiz e o final, a parte mais fina, é a ponta. Para conseguir esse efeito de “ponta” no final do traço, é preciso tirar o lápis do papel num movimento suave, como se fosse um avião decolando.

Depois de desenhar o formato geral do cabelo, comece a traçar os fios. Não se preocupe se os traços parecerem bagunçados no início. Também não precisa cobrir a superfície inteira, deixe alguns pontos mais claros ou até totalmente brancos para simular o reflexo da luz, principalmente se forem cabelos lisos, que brilham bastante. Normalmente as raízes e pontas são escuras e o “corpo” do cabelo alterna áreas claras e escuras dependendo da luz. Veja abaixo como conseguir um efeito de luz e sombra natural ao desenhar cabelos liso:

Como Desenhar Cabelo

VEJA TAMBÉM: Como Aprender a Desenhar Treinando 5 Minutos por Dia

Os cabelos ondulados são trabalhados da mesma forma, só que em vez de traços retos, você vai usar traços em forma de onda. No caso de cachos, traços em forma de curva. Finalmente, se forem cabelos bem crespos, faça traços como “garatujas”.

Veja nas figuras abaixo como desenhar diferentes mechas de cabelo:

efeitotracado1

Quanto mais você encher de traços uma área, mais escura ficará. Quanto mais caprichar no jogo de claro/escuro, mais real o cabelo parecerá. Você pode trabalhar da mesma forma com outros instrumentos como caneta, pincel ou computador que conseguirá resultados semelhantes. Veja abaixo alguns exemplos feitos com caneta de nanquim e pincel.

cabeleiras

Tente copiar os desenhos acima, mas usando o lápis. Não desanime se as primeiras tentativas não ficarem boas, ou se sentir que está demorando muito para conseguir o efeito desejado. Com o tempo e praticando bastante, você irá ganhar velocidade.

O Que Fazer Para Aprimorar Ainda Mais Meus Desenhos?

Nós passamos aqui pra você o máximo de informações possíveis, mas é claro que é muita informação e alguma coisa pode ficar faltando. Então para compensar eu sugiro duas coisas. A primeira seria você deixar seu e-mail em nosso formulário abaixo, lá damos mais dicas EXCLUSIVAS sobre desenhos pra você!



A segunda é também assistir aulas em vídeo. Com elas você consegue perceber detalhes que ficam mais difíceis de serem percebidos em aulas estáticas. Isso COM CERTEZA irá acelerar em muito o seu aprendizado e também a qualidade do seu desenho. Caso também queira assistir aulas em vídeo é só CLICAR AQUI.

E por hoje é isso, gente. Nossa próxima aula será sobre outro ponto importante da figura humana, principalmente para quem quer desenhar quadrinhos, e é uma dificuldade que muitos leitores pediram para explicar de forma mais detalhada: os olhos!

Caso tenha gostado dessa aula sobre como desenhar cabelos. Caso queira se aprofundar, dá uma olhadinha nesse VÍDEO que mostra como você deve mudar sua visão para desenhar e também em como melhorar treinando só 5 minutos por dia!

 

The following two tabs change content below.