Curso de Desenho Grátis 04 – Como Desenhar Cabelo

Curso de Desenho Grátis 04 – Como Desenhar Cabelo

Olá amigos! Prontos para mais uma aula de desenho? Não se esqueçam de fazer alguns minutos de aquecimento e, se ficaram muito tempo sem desenhar, refaçam os exercícios anteriores, vocês já sabem que isso é essencial para aprender a desenhar.

Dê também uma olhada antes de começarmos aqui nessa mini-aula em vídeo que tem uma dica que ajuda a qualquer um a mudar a perspectiva de como vê as coisas e começar a desenhar de forma simples e prática!

O assunto de hoje é: como desenhar cabelo!

Os cabelos são uma parte importante do desenho da figura humana. Não importa se você prefere trabalhar em um estilo realista ou de mangá, é preciso entender de cabelo.

Vamos começar pelo formato geral. Observe os cabelos das pessoas sem ligar muito para detalhes, focando apenas nos contornos externos. Pegue fotos de revistas ou imprima algumas fotos tiradas da internet e trace os contornos dos cabelos como na figura abaixo. Isso vai ajudar você a se acostumar a desenhar “de fora para dentro”, que é a melhor abordagem para cabelos.

Como Desenhar Cabelo
Repare que os fios caindo sobre a testa foram traçados bem a grosso modo.

O próximo passo é a divisão das mechas. Escolha fotos de pessoas com cabelos claramente divididos ao meio ou de lado e trace os contornos, desta vez marcando também linha de divisão.

 

 

Veja Também: Método Para Desenhar Fanarts Dos Seus Personagens de Anime Favoritos de Forma Simples e Prática

 

desenhar-cabelo-02

desenhar-cabelo-03

Em seguida vamos ver os formatos da linha da raiz do cabelo, que é bastante importante para rostos masculinos. Veja alguns formatos abaixo.

desenhar-cabelo-04

desenhar-cabelo-05

Depois de ter se exercitado bastante, pegue um papel e experimente desenhar um rosto (nem precisa fazer olhos, boca etc. Basta o contorno do rosto) e adicione cabelos. Não faça detalhes, preocupe-se apenas em fazer o principal. Veja alguns exemplos abaixo:

diversoscabelos

Agora sim, entramos no detalhamento! Quando vamos traçar fios de cabelos, devemos começar correndo o lápis da raiz em direção à ponta. Para conseguir o efeito de “ponta” a gente consegue afastando o lápis do papel suavemente, como se fosse um avião levantando vôo. De resto, a forma de trabalhar varia conforme o tipo de cabelo.

Cabelo preto e liso: O segredo deste tipo é saber trabalhar a luz.

rabodecavlo1

rabodecavlo2

Pra visualizar tudo que vimos até aqui e também fixar o método separamos uma AULA EM VÍDEO pra você, para que veja na prática não só como desenhar cabelo, mas toda a parte do rosto!

Por hoje é só… Caso queira se aprofundar e aprender mais sobre como desenhar de forma simples e prática treinando 05 minutos por dia, acesse nosso vídeo clicando aqui.

kratos

The following two tabs change content below.