Curso de Desenho Grátis 02 – Como Desenhar Rostos de Perfil / Desenho do Corpo e Proporções

Curso De Desenho Grátis HnP, Aula 02 – Como Desenhar Rostos de Perfil / Desenho do Corpo e Proporções

Olá, bem-vindos à nossa segunda aula do curso de desenho grátis do HnP! O melhor lugar para quem quer aprender a desenhar! 😉

Hoje, conforme prometido, vamos estudar o rosto em perfil 3/4 e as proporções do corpo. Não se esqueça de fazer pelo menos uns 5 minutos de aquecimento antes de começar a desenhar, conforme explicamos na aula passada. Se você está há um certo tempo sem praticar, refaça rapidamente os exercícios anteriores.

 

 

Como Desenhar Rostos em Perfil

O perfil ¾ é aquele em que o rosto está meio de lado. Comece como na aula passada, desenhando uma elipse e traçando uma linha horizontal marcando o meio. A diferença é que desta vez, a linha vertical vai marcar ¾ da largura da largura da elipse, veja no desenho abaixo:

tres quartos

Agora, desenhe o rosto dentro da elipse, usando a linha horizontal para posicionar os olhos e a vertical para o nariz e a boca. Lembre-se que o olho que fica mais “de lado” vai ter o formato um pouco distorcido por causa da distância.

Como Desenhar Rostos

Repita o exercício até ganhar velocidade no desenho. Nesta etapa não se preocupe com detalhamento (sobrancelhas, cílios, sombreado, etc.), concentre-se em acertar o alinhamento dos elementos principais do rosto. Depois que estiver desenhando com razoável segurança você pode brincar acrescentando detalhes. Se tiver dificuldades sobre como desenhar rostos, não se preocupe que falaremos de como desenhar cabelos e outras coisas do tipo na próxima aula. E, caso ainda queira mais uma dica de desenho que pode fazer com que fique mais fácil aprender a desenhar qualquer coisa só com uma mudança de visão, dá uma olhada NESSE VÍDEO AQUI que separei pra você antes de continuar.

 

Veja também: Como Dar os Primeiros Traços Com Desenho Com Apenas 5 Minutos de Prática Diárias

 

Como Desenhar Proporções do Corpo Humano

Para efeitos práticos, podemos dizer que, no padrão do desenho artístico clássico, o corpo tem mais ou menos 7 vezes e meia a altura da cabeça, ou seja, se você desenhou uma cabeça com 2 cm de altura, o corpo deverá ter uns 15 cm para ficar proporcional. Repare que não estamos falando em medidas exatas, tudo é “mais ou menos”, já que pessoas na verdade nunca são totalmente proporcionais. Além disso, existem diferenças de estilo: no mangá, por exemplo, o corpo é em média 6 vezes e meia a altura da cabeça.

Vamos começar traçando uma linha horizontal e uma vertical formando uma espécie de “T” invertido, onde a horizontal marca o “chão” onde os pés devem tocar e a vertical marca a altura total da figura humana que vamos desenhar. Essa vertical também marca o meio da figura. Divida a vertical em 7,5 partes (ou 6,5 partes se preferir o estilo mangá). Veja abaixo:

linhas prop

Agora trace um “boneco de palitinho” com elipses e linhas dentro das marcações, para se orientar. Repare na figura abaixo as alturas das junções dos braços, cotovelos, pernas, joelhos e tornozelos em comparação com o desenho pronto, que serão importantes para desenhar o corpo em posições diferentes.

Desenho do Corpo e Proporções

Agora, usando as linhas e elipses como guia, dê forma ao corpo. Nesta etapa não é necessário detalhar tanto quanto o desenho acima. Não desanime se o desenho sair torto no início.

Repita o exercício várias vezes, até se sentir seguro. Experimente medir o tempo que leva para desenhar a cada vez, para ver se está ganhando velocidade.

Caso queira ainda mais umas dicas de desenho e se aprofundar um pouco mais dá uma conferida nessa apresentação em vídeo AQUI… 😉

É isso por hoje, amigos. Na próxima aula veremos o detalhamento de como desenhar rostos, fiquem ligados!

 

FONTES:

Drawing the Human Head, de Burne Hogarth

A Arte de Desenhar, de Renato Silva.

 

Não viu a aula 01 do curso de desenho grátis do HnP? Então clique aqui e confira!

The following two tabs change content below.