Curso de Desenho Grátis 01 – Materiais Para Desenho

Curso de Desenho Grátis HnP, Aula 1 – Materiais Para Desenho

Bem-vindos ao nosso Curso de Desenho gratuito! Todos que querem aprender a desenhar certamente irão gostar muito desse curso!

Nesta primeira aula vamos abordar materiais para desenho, aquecimento e fazer alguns exercícios. Lembrando que, embora o foco esteja no desenho tradicional (em papel), os fundamentos que serão estudados valem também para quem preferir desenhar no computador.

Materiais Para Desenho

Materiais para desenho

Para começar, você vai precisar dos seguinte kit de desenho:

Papel – para fazer esboços, rabiscar, e fazer exercícios simples à lápis, o sulfite comum, preferivelmente o de 90 g, é mais do que suficiente. Indicaremos outros papéis quando for necessário, sempre levando em conta o melhor custo-benefício.

Lápis – normalmente o comum 2B serve perfeitamente para esboços, rabiscos e exercícios de aquecimento. Se você tem a mão mais “pesada” e sente dificuldade em fazer traços finos, pode optar por um HB, que tem o grafite mais duro. Se, ao contrário, você tem pouca força na mão, tente um 4B, que é mais macio. Também é bom ter à mão um 6B para exercícios de luz e sombra.

Borracha – a melhor é a de vinil, branca. Borrachas coloridas podem manchar o papel.

Limpa-tipos – ele serve para tirar o excesso de grafite do seu desenho, evitando manchas e borrões na hora de passar caneta ou colorir.

Régua – de 40 cm, e prefira as de acrílico. Réguas de plástico são mais baratas, porém muito frágeis e logo ficam com a borda denteada.

Canetas – para começar, uma hidrográfica preta de ponta fina e um pincel atômico dão conta do recado. Mais adiante, para exercícios mais avançados, será necessário adquirir canetas de nanquim descartáveis, pontas 005, 01, 03 e 08.


Aquecimento

Sempre antes de começar a aula de desenho, faça um aquecimento: pegue papel, lápis e fique pelo menos uns 5 minutos rabiscando aleatoriamente – círculos, ziguezagues, curvas, hachuras, etc., até que sinta a mão mais relaxada e solta. Isso ajuda bastante na hora de desenhar!

 

Exercício 1: círculos e elipses

Círculos e elipses são as bases para desenhar a figura humana, e você precisa aprender a traça-los à mão, pois se fizer com gabarito vão ficar “certinhos demais” e o seu desenho não parecerá natural. Ou seja, o seu traço não pode ser torto ou muito tremido, mas também não pode ser totalmente perfeito.

Comece rabiscando círculos e elipses rapidamente, sem se preocupar se estão “bonitos”. Com a repetição, o seu traço ficará cada vez mais firme e seguro.

Se tiver dificuldade, você pode traçar um círculo com um compasso ou gabarito para servir de guia. Depois, no mesmo papel, desenhe círculos maiores em volta dele, e menores por dentro. Repita até se sentir seguro para dispensar o guia. Faça o mesmo com as elipses.

curso-de-desenho-gratis-01

Lembre-se: o seu traço deve ser bem feito, mas não se desespere se não ficar perfeito. Com tempo e prática, o desenho melhora.

 

Veja também: Como aprender a desenhar do zero

 

Exercício 2: esboço de uma cabeça (frontal)

Os círculos e elipses são as bases para desenhar uma cabeça em qualquer estilo: mangá, cartoon ou mesmo realista.

Em todos os estilos, faça o seguinte: trace um círculo (para mangá ou cartoon) ou elipse (para um rosto realista) e marque a metade, tanto na horizontal quanto na vertical. A linha horizontal vai servir para posicionar os olhos e a vertical, o nariz. Veja a figura abaixo:

curso-de-desenho-gratis-02

Exemplo de rosto realista. No estilo mangá os olhos terão mais ou menos o dobro do tamanho e o nariz e a boca serão menores e menos detalhados.

Repita o exercício várias vezes, até ganhar segurança e velocidade no desenho.

Lembre-se: estamos exercitando desenhar um padrão. Quando for criar o seu personagem, você poderá alterar essas proporções (por exemplo, desenhar os olhos mais juntos, ou o nariz mais comprido, etc.). Regras existem para serem quebradas, mas para poder quebrar regras, é preciso conhecê-las e saber usa-las.

 

Exercício 3: esboço de uma cabeça (lateral)

Agora vamos fazer uma cabeça de lado. Novamente desenhe um círculo ou elipse e divida ao meio, tanto na horizontal quanto na vertical. Faça uma segunda elipse para marcar a parte de trás da cabeça.

curso-de-desenho-gratis-03

Novamente, repita o exercício até ganhar segurança e velocidade. Caso queira se aprofundar e aprender a dar seus primeiros traços de forma rápida e eficiente com 5 minutos de treino por dia, dá uma olhada NESSE VÍDEO AQUI também que separei pra você, ele tem uma dica de desenho que vai ajudar MUITO a quem está começando (e até quem já é mais experiente).

E é isso por hoje, amigos. Espero que tenham gostado dessa aula com os materiais para desenho e outros exercícios! Na próxima aula trataremos da cabeça em lateral ¾ e das proporções do corpo, e das diferenças entre o desenho realista e o de comics e mangás. Caso queira se aprofundar dá uma olhada nesse vídeo que, além de dar uma dica PERFEITA para quem está começando, te mostra como aprender a desenhar do Zero. Bem, treine bem essa aula pois ainda teremos muitas outras! Fiquem ligados se quiserem aprender a desenhar!

Fonte: Drawing the Human Head, de Burne Hogarth

Veja a aula 02 do curso de desenho grátis do HNP!

 

The following two tabs change content below.