Curso de Desenho Grátis 03 – Como Desenhar Rostos e Olhos (Em Vídeo)

Curso de Desenho Grátis 03 – Como Desenhar Rostos e Olhos (Em Vídeo)

Olá amigos! E aí, treinaram bastante os fundamentos que vimos nas aulas passadas? Hoje vamos estudar os detalhes e variações do rosto humano, veremos como desenhar rostos e olhos (esses em vídeo também, clicando nos links). Não se esqueça do aquecimento e, se estiver há algum tempo sem desenhar, refaça os exercícios anteriores antes de começar!

 

O formato do rosto

Existem diferenças entre os rostos de acordo com sexo, idade e etnia. Homens têm traços mais angulosos do que mulheres, crianças e adolescentes têm rostos mais arredondados que adultos, e assim por diante. São detalhes que parecem óbvios, mas que quando precisamos desenhar, muitas vezes não saem direito por não prestarmos atenção suficiente.

Bebês e crianças pequenas têm o rosto mais redondo, nariz pequeno e olhos grandes. À medida que crescem, o rosto vai se alongando, o nariz cresce e os olhos parecem diminuir de tamanho (na verdade isso é só impressão). Veja no exemplo abaixo:

aula-03-01
Agora tente copiar o desenho abaixo, que é mais simples. Repita até se sentir bem seguro e depois, experimente criar desenhos intermediários: como será a criança quando for uns dois ou três anos mais velha? E o adolescente? Não desanime se os desenhos que criar não saírem tão bons quanto aqueles que você copiou, no começo é assim mesmo. O negócio é prestar atenção onde errou, consertar e refazer até ficar satisfatório. Prática é o principal segredo para aprender a desenhar!

Como Desenhar Rostos
Repare como a linha do nariz vai se alongando, os olhos diminuem e o rosto vai ficando mais fino e comprido à medida que a criança cresce.

Quando envelhecemos, o rosto vai “murchando”. As bochechas vão ficando flácidas, formam-se papadas, o canto externo dos olhos e a ponta do nariz começam a “cair”. Quanto mais desses sinais você colocar no seu desenho mais velho o personagem vai parecer. Mas o nível de detalhamento de rugas e papadas depende do estilo em que quiser desenhar. Normalmente desenhistas de HQ e mangá procuram simplificar, pois desenhos mais realistas demoram mais para serem feitos, por mais experiente e habilidoso que seja o artista. E isso, quando o profissional trabalha com prazos apertados, não é muito prático. Veja abaixo a comparação de um rosto adulto, de uns 30 anos, e um idoso, entre 75 e 80 anos em estilo realista:

aula-03-03
Repare na formação da papada no pescoço e a concentração de rugas em volta dos olho e no canto da boca.

Agora, tente copiar o exemplo abaixo, que é bem mais simples, mais apropriado para HQs. Repare que apenas algumas linhas nos lugares certos (cantos dos olhos, canto da boca) já dão impressão de idade avançada. Repita até ganhar segurança. Depois, experimente desenhar variações desse modelo: mais velho, menos velho, acrescente uma verruga, etc.

aula-03-04

Para fechar com chave de ouro o processo de aprendizado de como desenhar rostos separamos um VÍDEO GRATUITO com uma aula online sobre como desenhar um rosto. Assista ao vídeo também pois é importante.

 

Veja Também: Aprenda a Desenhar do Zero Treinando Apenas 05 Minutos Diários

 

Como Desenhar Olhos

Além do fator idade, a etnia e o sexo determinam diferenças no tamanho e formato dos olhos. Assim, costumamos desenhar olhos femininos maiores e mais arredondados que os masculinos. Orientais têm um formato mais alongado e em geral têm uma gordurinha a mais nas pálpebras, que faz com que pareçam meio inchados. Veja abaixo alguns rostos de diferentes de etnias:

Como Desenhar Olhos

Repare nas diferenças no formato dos olhos.

 

Novamente, o nível de detalhamento nessas diferenças depende do estilo em que você quiser desenhar. No mangá, por exemplo, fica difícil diferenciar etnias por se tratar de um estilo muito simplificado. Normalmente os artistas orientais diferenciam etnias pela roupa, cor da pele e do cabelo, e não pelas feições do rosto. No estilo comics há mais detalhamento dependendo do artista.



Experimente copiar os exemplos de olhos abaixo.

aula-03-06

Último exercício da aula: tente desenhar o rosto de um personagem usando o que aprendeu até agora.

IMPORTANTE: para te ajudar ainda mais e facilitar seu aprendizado, separamos também uma AULA EM VÍDEO GRATUITA sobre como desenhar olhos. Assim você consegue pegar uma noção melhor vendo na prática.

Lembrando, para se aprofundar nos desenhos e aprender a desenhar de forma mais simples e rápida, dá uma olhada AQUI nesse vídeo.

É isso por hoje, amigos. Na próxima aula, falaremos sobre cabelos. Fiquem ligados e até lá!

FONTES:

Drawing the Human Head, de Burne Hogarth

Mastering Manga, de Mark Crilley

Comicker’s Manga Technique Series Vol. 03

The following two tabs change content below.