Cuidados Básicos ao Desenhar Personagens

Cuidados Básicos ao Desenhar Personagens

Um elemento importante para se criar uma boa HQ é o design de personagens. O quadrinho é uma arte que conta histórias através de palavras e imagens. O desenho deve não só ilustrar o texto, ele precisa mostrar o que as palavras não expressam. Daí a importância dos cuidados básicos ao desenhar personagens.

O design de um personagem mostra a sua personalidade através de detalhes como roupas, formato do rosto, corte de cabelo. Quando vemos Naruto com suas cores claras e sorriso largo em oposição ao Sasuke, vestido de preto e carrancudo, logo sabemos quem é o extrovertido e quem é o introvertido.

É importante também que o cuidado ao desenhar personagens não se limite à fase de criação. O desenhista precisa manter uma consistência no design. Por exemplo, se o personagem tem cabelo bem cacheado em um quadro e no outro está só ondulado, o leitor pode não reconhecê-lo. Além disso, expressões faciais e poses precisam combinar com a personalidade e o contexto em que o personagem está.

Veja Também: Como Começar a Desenhar do Zero Treinando Apenas 5 Minutos por Dia

Imagine que vai desenhar uma página em que o herói conversa com a namorada. Ele está se desculpando por ter esquecido o aniversário dela. Nesta situação, ficaria estranho desenhá-lo com o peito estufado e a cabeça erguida, por exemplo. A não ser, claro, que se trate de uma piada, ou o objetivo da cena seja mostrar como o herói é arrogante. Então, o ideal seria desenhá-lo meio curvado ou com os ombros encolhidos, a cabeça baixa ou um pouco de lado. Dependendo do estilo do desenho, os olhos poderiam ficar um pouco maiores para enfatizar o arrependimento.

São coisinhas simples que, de início, a gente acredita que nunca vai errar… até o momento que faz a primeira HQ e mostra para alguém. Quase sempre vai haver alguma pergunta ou comentário do tipo “ué, esse era o João? Pensei que fosse aquele outro lá” ou “ela está triste ou zangada?” As coisas simples são traiçoeiras, amigo quadrinista: se não prestar atenção nelas, pode levar um belo tombo.

Outro ponto que parecer algo óbvio para alguns é que pensar na cena, imaginar como os personagens estão se sentindo faz uma enorme diferença na arte. Faz com que seus traços expressem melhor os sentimentos e a situação. Os personagens deixam de ser riscos no papel e se tornam seres vivos. Parece óbvio, mas na correria para terminar um trabalho dentro do prazo, pode passar batido se você não tomar cuidado.

Veja este vídeo super interessante (assista ao vídeo AQUI) onde o artista vai descrevendo tudo o que sabe e imagina da personagem enquanto desenha. É mais ou menos assim que funciona.

E então? Gostou do vídeo? Pronto para fazer seus personagens criarem vida no papel?

Caso tenha outras dúvidas sobre como desenhar ou queira qualquer outra dica de desenho aqui no site, como essa de cuidados ao desenhar personagens, entre em contato e nos diga sua dúvida! :)

The following two tabs change content below.