Cuidados ao usar canetas marcadores – dicas

Alguns cuidados ao usar canetas marcadores são importantes para evitar prejuízos. É verdade que elas são práticas e relativamente fáceis de usar em comparação a técnicas como aquarela, por exemplo. Porém, elas não são exatamente iguais ao seu velho lápis.

Semana passada demos dicas para ajudar a escolher quais canetas marcadores comprar, hoje vamos ver como prevenir contratempos ao usá-las. Veja abaixo:

  • Trabalhe com papel adequado. O sulfite é muito frágil. Já o papel para aquarela, por exemplo, é resistente mas absorve muita tinta, fazendo com que a caneta acabe antes da hora. Procure papéis bem lisos, com gramatura alta, de uns 180 gr. Algumas indicações: papel Opaline 180 e o layout 180 da Canson são bons e têm preço razoável.
  • Mesmo com papel adequado, pode acontecer da tinta dos marcadores “vazar”, atravessando o papel e sujando a mesa. Não esqueça de colocar outro papel por baixo para proteger.
  • Faça o seu próprio catálogo de cores. Pegue um papel, de preferência o mesmo que vai usar para suas artes, e pinte um pequeno quadradinho ou círculo com a caneta. Embaixo, anote o número ou nome da cor. Faça isso com todas as suas canetas marcadores. Tenha esse papel sempre à mão para evitar erros, pois muitas vezes há diferença entre a cor da caneta e a cor da tampa ou do catálogo fornecido pelo fabricante.
  • Antes de colorir um desenho com marcadores, tire o excesso de grafite com um limpa tipos, deixando tudo o mais limpo possível para evitar manchas na pintura. Se quiser fazer o contorno em nanquim, espere secar bem antes de pintar.
  • Cuidado ao usar suas canetas marcadores para colorir desenhos muito complexos. Planeje muito bem o que vai fazer antes de começar, para pintar com um mínimo de agilidade. É que a tinta dos marcadores é à base de álcool, portanto seca bem rápido. Se você trabalhar muito devagar, a pintura ficará manchada.
  • Também por conta de secar rápido, você deve sempre tampar a caneta logo depois de usar. Nada de ficar pensando na vida e girando a caneta destampada na mão, do jeito que você faria com uma esferográfica!
  • Guarde suas canetas marcadores na horizontal, deitadas, do jeito que elas ficam na papelaria, em lugar fresco e bem longe do sol.

Veja também: 17 dicas para aprender a desenhar

Esperamos que nossas dicas de cuidados ao usar canetas marcadores ajudem você. Até a próxima!

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)