Criar História em Quadrinhos: Conheça o Passo a Passo

Se você quer aprender a criar história em quadrinhos, saiba que sua habilidade para desenhar (caso já esteja bem desenvolvida) não é o único ponto a ser considerado. Criar uma história em quadrinhos exige um certo planejamento e você deve seguir uma sequência, desde a ideia inicial e o desenho dos personagens até a publicação do seu trabalho.

Confira nesse artigo as etapas básicas e algumas dicas para criar história em quadrinhos.

criar história em quadrinhos

Criar história em quadrinhos: a ideia inicial

A ideia inicial na hora de criar história em quadrinhos pode surgir de diferentes formas: através de um sonho, alguma experiência pessoal, uma cena que você imaginou e criou uma história em torno só para poder retratá-la, entre outras.

Se você ama desenhar, pode ser tentador começar a desenhar sua história em quadrinhos logo, principalmente para criar seus personagens, antes mesmo de definir um roteiro. Porém, o ideal é escrever a história antes, para só depois elaborar os personagens e cenários que farão parte da trama.

Uma dica para começar é resumir os pontos principais da sua narrativa e observar se a ordem em que eles ocorrem é a melhor, podendo fazer mudanças se necessário.

Depois de escrever sua história, chega a hora de elaborar os personagens. Isso envolve a criação gráfica de cada um, com suas características individuais: cabelo, vestimenta e traços étnicos, além do estabelecimento de aspectos como temperamento e história pessoal.

Nessa fase do processo de criar história em quadrinhos, cada personagem deve ser desenhado em diferentes ângulos e exibindo expressões faciais diversas.

Agora é hora de desenhar os cenários que aparecerão durante sua história, com a maior riqueza de detalhes possível.

Tente pensar em todas as cenas do seu roteiro, onde cada uma se passa, para desenvolver as localizações. Ao criar história em quadrinhos, não importa se você desenha os cenários ou personagens primeiro, isso fica a seu critério.

 

Fazendo um storyboard para criar história em quadrinhos

criar história em quadrinhos

Storyboard nada mais é do que um esboço detalhado de todas as páginas da sua história em quadrinhos.

Depois de estabelecer os eventos de sua narrativa e elaborar os personagens, é hora de criar o storyboard, onde você planeja o tamanho dos quadros, as falas e linhas de movimento.

Para quem está começando, fazer um storyboard pode parecer extremamente trabalhoso ou até um desperdício de tempo, mas saiba que ele é fundamental para que saia tudo da melhor forma na hora de desenhar sua HQ “de verdade”.

É preciso elaborar o storyboard da forma mais completa possível, para que não seja necessário improvisar nada na hora de desenhar as páginas finais de sua história.

O que não estiver no storyboard provavelmente não estará na página final (ou sairá ruim, por ter sido criado às pressas).

A dica para fazer seu storyboard é desenhá-lo sempre com as páginas lado a lado, para visualizar exatamente o que o leitor olhará primeiro cada vez que mudar de página e poder desenhar páginas duplas.

E depois de terminar seu storyboard…dê uma pausa de no mínimo um dia, para descansar, e faça outro storyboard!

Aqui a coisa parece realmente trabalhosa, porém é fundamental para ver o que não ficou bom no primeiro e corrigir esses erros no segundo storyboard.

 

Desenhando as páginas finais de sua história em quadrinhos: quadros e balões de fala

criar historia em quadrinhos

Começar a desenhar as páginas finais da sua história em quadrinhos pode ser a parte mais “assustadora” do processo, afinal, aqui não estamos falando mais de esboços.

Mas não adianta procrastinar, depois de finalizar seu segundo storyboard o melhor é partir logo para o desenho da HQ em si.

O primeiro aspecto a considerar nesse momento é o tamanho dos quadros de sua história em quadrinhos, para não sobrar nem faltar espaço ao colocar os desenhos dentro de cada um deles.

Lembre-se de que o storyboard é a referência para o tamanho e posição dos quadros na hora de executar sua história em quadrinhos.

O espaço entre os quadros é fundamental para o fluxo de leitura de sua história, sendo que o espaço vertical entre os quadros precisa ser sempre maior que o horizontal.

Após o desenho dos quadros, chega o momento de elaborar os balões de fala da história.

Calcule o tamanho que cada balão deverá ter para que comporte as falas do storyboard; lembre-se de que as onomatopeias ocupam mais espaço e por isso precisam ser levadas em consideração na hora de desenhar os balões de fala.

 

Criar história em quadrinhos: chegou a hora de desenhar

Esse é o momento mais esperado (e amedrontador) de todo o processo de criar história em quadrinhos: desenhar “pra valer” os cenários e personagens.

Se você sonha em criar história em quadrinhos mas ainda não se sente seguro(a) quanto às suas habilidades como desenhista, vale muitíssimo a pena fazer um curso de desenho online para se desenvolver e ganhar confiança. Afinal, será frustrante não conseguir desenhar personagens e cenários cuidadosamente pensados, só por desconhecer as técnicas necessárias.

Agora, é com você: desenhe, desenhe e desenhe. Se algo não sair como você gostaria, apague e redesenhe quantas vezes for necessário, até ficar o melhor possível.

E depois de desenhar tudo, enfim, é hora de redesenhar tudo de novo, só que usando tinta ou um programa gráfico.

Esse processo de redesenhar sua história em quadrinhos é chamado de arte finalização: uma revisão gráfica do seu trabalho.

Na etapa de arte finalização é preciso corrigir elementos que tenham saído dos quadros, linhas dos quadros, personagens, cenários e linhas de movimento.

Siga a ordem sempre do primeiro plano para o último (da frente para o fundo).

Depois de arte finalizar sua história em quadrinhos, chega o momento de escolher uma opção de colorização, a não ser que você tenha escolhido criar história em quadrinhos preto e branco.

Por fim, é hora de divulgar sua história em quadrinhos, seja de forma impressa, digital ou as duas. Claro, nosso site, o heroisnopapel.com, existe para isso e a sua HQ será muito bem vinda aqui! Ficaremos felizes!

Se todo esse processo de como criar história em quadrinhos ainda parece algo muito distante para você, não desanime; aprenda a desenhar para saber elaborar seus próprios personagens e realizar seu sonho!

 

The following two tabs change content below.