Como valorizar o seu desenho – dicas simples

Como valorizar o seu desenho? Um problema bastante comum de quem está começando é fazer um esboço que fica super bacana e aí quando passa a limpo para fazer a arte final, parece que perde alguma coisa, fica totalmente sem graça. E nem depois de pintar melhora! Por que será?

Uma razão para o esboço ficar bacana é provavelmente porque o seu traço está mais espontâneo, porque você está relaxado, sem preocupação de não errar. Para este problema  veja as nossas dicas de como melhorar seu traçoHá alguns exercícios lá que também podem ser feitos com caneta e ajudam bastante a relaxar a mão e o braço.

Outro motivo para o seu desenho “perder a graça” é que, quando você faz os esboços à lápis, há uma variação natural na espessura do seu traço. Trocando em miúdos, quando você traça uma curva ou um ângulo, por exemplo, a linha fica mais grossa em alguns pontos e mais fina em outros. Isso dá um charme, um atrativo a mais no seu desenho. O problema é que normalmente depois a gente “passa a limpo”, transfere o desenho para outro papel e passa a caneta para depois finalizar. E a caneta descartável não tem o mesmo efeito do lápis. O traço dela permanece igual, não tem variação de fino/grosso. Aí, o desenho perde a graça.

Veja também:  Aprenda a desenhar do zero

Hoje vamos dar duas dicas simples de como valorizar o seu desenho que podem ajudar você a resolver esse problema. Vamos lá:

  • Se você tem a mão leve e consegue esboçar sem sujar muito nem riscar demais o papel, pode artefinalizar em cima do esboço mesmo. Simplesmente passe a caneta por cima do esboço e não apague o lápis. Muitos artistas fazem isso e conseguem resultados muito bons.
  • Agora, se você é mão pesada, que calca o lápis no papel até entortar, o melhor é transferir o esboço para outro papel, passar a caneta normalmente e depois engrossar as linhas em alguns pontos. Veja abaixo a diferença que faz:
compare

Note que as linhas foram especialmente engrossadas nas pontas e raiz do cabelo, cantos do olho e boca e sobrancelhas. Também o contorno da roupa, foi um pouquinho engrossado para não “sumir” em relação à cabeça do personagem.

 

Esperamos que essas dicas simples de como valorizar o seu desenho tenham ajudado! Agora, vamos em frente, desenhista!

 

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)