Como Se Tornar Um Quadrinista Profissional No Brasil

Como Se Tornar Um Quadrinista Profissional No Brasil

Como Se Tornar Um Quadrinista Profissional No Brasil

Você quer mesmo ser um quadrinista profissional? Viver da sua arte? De verdade? Já ouviu todos os discursos sobre como é difícil trabalhar na área e só uns poucos “sortudos” conseguem sucesso, e mesmo assim não desanimou? Ótimo! Então agora arregace as mangas e prepare-se bem para o seu futuro! Você vai descobrir agora como se tornar um quadrinista profissional no Brasil!

Porque todos aqueles discursos que você ouviu têm, sim, um fundo de verdade.

Sim, é realmente difícil ser um quadrinista profissional. Da mesma forma que é difícil ser médico, engenheiro ou professor. Precisa estudar. Muito, mas muito mesmo. E ralar como um camelo por um tempo razoável até que você comece a ver os frutos do seu esforço. Felizmente, as chances de conseguir viver de criar HQs hoje são muito maiores do que há vinte, trinta anos. Mesmo com a crise, o boom dos quadrinhos chamou a atenção no mundo dos negócios. Revistas como a Época Negócios publicam reportagens sobre o assunto e o SEBRAE criou um pequeno manual para microempreendedores que querem investir na área. Existe o ProAC – Programa de Ação Cultural dos governos estaduais, que apoia projetos de HQ. A internet oferece vários canais para quadrinistas publicarem e divulgarem suas obras, desde blogs pessoais passando por sites de crowdfunding como o Catarse, e de leitura online como o próprio HnP e o Social Comics. As chances de ter sucesso atualmente estão maiores, sim. Mas isso não quer dizer que as coisas estão fáceis.

E sim, é claro que existem os “sortudos”. Aqueles que, por um acaso encontraram alguém que os ajudasse. Aqueles que foram convencidos por amigos a entrar num concurso sem nem saber direito do que se tratava e acabaram vencendo. Aqueles que ganham prêmios e ficam famosos antes mesmo de terminar a faculdade. Acontece.

Só que a sorte é uma entidade caprichosa e imprevisível, e ela só ajuda de verdade quem está preparado. Nem toda a sorte do mundo vai ajudar se você só estuda “o suficiente” ou faz trabalhos “na média”. As únicas ferramentas confiáveis que você tem para vencer no mundo das HQs são criatividade, conhecimento e habilidade técnica. São ferramentas que precisam estar muito bem afiadas o tempo todo, e é só delas que vai precisar. Cuide delas com carinho.

Pense num atleta. Ele segue uma dieta rigorosa, muitas vezes deixando de comer coisas que adora. Dorme e acorda cedo, muitas vezes abrindo mão de se divertir com amigos. Treina os mesmos movimentos milhares de vezes, por horas. Guardadas as devidas proporções – até por que as necessidades de um artista são diferentes das de um atleta – é esse nível de dedicação que você precisa ter, se quiser ser bem sucedido.

Por fim, e não menos importante, se você quer mesmo ser um quadrinista profissional, precisa se planejar. Veja as dicas do ilustrador profissional Ivan Querino neste vídeo para você saber por onde começar: Assista ao Vídeo Com Dicas de Como Se Tornar Um Desenhista Profissional.

E aí? Gostou das dicas do Ivan? Ficou animado para trabalhar com HQs? Então arregace as mangas e mãos à obra!

Links:

Vídeo de como se tornar um profissional com o ilustrador Ivan QuerinoLink do vídeo
Revista Época Negócios http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2015/02/o-que-falta-ao-mercado-de-quadrinhos-no-brasil.html
SEBRAEhttp://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Agosto_EconomiaCriativa_HQs.pdf



The following two tabs change content below.