Como publicar mangás online

Como publicar meu mangá no HnP

Pra quem não sabe, aqui no Heróis no Papel é possível publicar e divulgar mangás, HQs e comics de artistas independentes. E isso sem custar um real. O objetivo do site é fornecer conteúdo de qualidade aos leitores e possibilitar o desenvolvimento dos autores, ou seja, aqui é onde você pode publicar seus mangás e derivados, resolvendo, assim o problema para a questão “quero publicar meu mangá, só não sei onde posso fazer isso”.

Um dos produtos mais publicados no HnP são os mangás. Só pra recordar, mangá é a história em quadrinho japonesa e, ao contrário dos gibis convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Sua origem vem do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que durante a época feudal percorria o Japão narrando lendas por meio de fantoches. Depois, essas lendas foram transcritas para rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias e originando o termo mangá.

Oricom Shohatsu

Mas o mangá como conhecemos hoje, com seus traços e características peculiares, tem influência dos cartuns ocidentais e de quadrinhos clássicos oriundos dos EUA e Europa. Foi no pós-guerra que Osamu Tezuka apresentou o primeiro mangá moderno, com Shin Takarajima (“A Nova Ilha do Tesouro”), de 1947. Ele é o criador do estilo que retrata as pessoas com olhos grandes e brilhantes e adaptou para a linguagem dos quadrinhos técnicas de cinema como “close-ups”, “long-shots” e “slow-motion”, mudando de vez o modo de contar a história e aproximando ainda mais o leitor dos personagens.

Shin-Takarajima

Os mangás modernos utilizam uma representação gráfica própria. Além das expressões faciais exageradas, há elementos metalinguísticos, como linhas de velocidade e onomatopeias, que aumentam o impacto emocional. Como o alfabeto japonês é composto de ideogramas que representam sons e ideias, a onomatopeia faz parte do texto em geral, mas principalmente, faz parte da arte.

Outra característica marcante do mangá é a publicação em volumes com mais de 200 páginas cada. Isso permite aos autores elaborarem histórias mais longas e aprofundadas. É até comum encontrar páginas inteiras com apenas imagens, sem diálogos, e ações que se desenrolam por muitos quadrinhos. Diferentemente de uma HQ americana, que costuma ter 3 ou 4 fileiras de quadrinhos por página, no mangá essa disposição não ocorre. No cartum japonês, os mangakás (os autores de mangás) dispõem de um espaço maior para narrar, e acabam usando um número menor de quadrinhos. É até comum ter página sem quadrinhos, com uma única imagem estampada.

Os mangás abordam diversos temas, como trabalho, esporte, amor, guerra, medo, literatura japonesa e chinesa, entre outros. Geralmente são classificados de acordo com cada público. Existem aqueles em que o público-alvo são meninas, os chamados shoujo; já as histórias direcionadas ao público masculino levam o nome de shounen. Há também o gekigá, que é mais voltado para o público adulto. No Japão os mangás são consumidos por todos os tipos de pessoas, desde estudantes até empresários, passando por donas de casa.

No Brasil o primeiro mangá lançado foi o Lobo Solitário, em 1988. Mas foi durante os anos 2000 que o mangá teve grande repercussão, após o lançamento de Dragon Ball e do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, ainda nos anos 1990.

dragon-ball lobo solitário saint-seiya

O mercado de quadrinhos no Japão atinge cifras gigantes, representando cerca de 40% do que é impresso no país e movimenta mais de 4 bilhões de dólares por ano. Os países que mais importam mangás são os EUA, França e Alemanha. A produção de animes também chama bastante atenção: a cada ano, 400 estúdios de animação japoneses produzem mais de 2500 episódios, numa indústria que movimenta mais de 1 bilhão de dólares.

Foi pensando no mercado de quadrinhos independentes que o Heróis no Papel decidiu abrir espaço para a publicação de artistas que queiram mostrar seu trabalho, publicar seu mangá e compartilhá-lo com os leitores. Aqui, todo usuário do site pode publicar quadrinhos sem qualquer custo. Os criadores poderão ainda contar com apoio financeiro de doações realizadas pelos membros ou através da venda de produtos na loja virtual.

O primeiro passo para você publicar mangás no site é realizar o cadastro na página. No canto superior direito se encontra a “Área de Assinantes”, onde o autor vai criar um login e senha para ter acesso às publicações. Após preencher o formulário com os dados, um perfil será criado. A criação de um perfil não é obrigatória para a participação no site e publicar seus mangás, entretanto, é a melhor forma de divulgar o trabalho, uma vez que todas as obras ficarão expostas em um só local, no caso o perfil.

Uma vez criado login e senha, o autor vai entrar na “área de assinante” e clicar na seção “Enviar HQ”, a qual será redirecionado à área administrativa do site. Nessa página, deverá clicar na aba “Adicionar HQ”.

Uma tela se abrirá e o autor terá que preencher os dados necessários. Nome do quadrinho, apelido, descrição, capa, URL externa e tags deverão ser assinalados corretamente. A imagem da capa do mangá deve ter dimensão 200px por 200px. Para salvar a imagem desejada, clique em Escolher ficheiro”.

Como publicar meu mangá

Foto ilustrativa

O tamanho de cada figura do mangá que você irá publicar não deve ultrapassar 1mb, sendo o ideal entre 700kb a 800kb. Isso é para evitar lentidão ao abrir as figuras e ler as HQs online. As medidas das imagens são de 850px de largura por altura proporcional. Caso algumas publicações tenham outros tamanhos, o sistema redimensionará automaticamente as medidas, mas isso pode comprometer a fluidez da leitura.

Há mais de uma opção de categoria para classificar o quadrinho. Em Categorias para esta HQvocê pode escolher qual se adapta melhor ao mangá que você irá publicar. O mesmo vale para “Tags”. Em Statusvocê marca se a HQ está sendo publicada, em curso ou em andamento ou ainda se foi cancelada. Periodicidadeé o intervalo de tempo que a HQ é atualizada.

Os itens “Autor(es) desta HQ:”, “Desenhistas desta HQ:”, “Editores desta HQ:” e “Roteiristas desta HQ”, necessitam de um perfil de artista, que deve ser solicitado aos administradores da página. Caso esse perfil já exista, basta preencher as informações com o nome correto e creditar ao mangá. Mas mesmo sem esse perfil é possível publicar o mangá, podendo editá-lo no futuro a fim de acrescentar o perfil após sua criação.

Após preencher tudo clique em Salvar para publicar seu mangá. Para posteriores edições, basta ir em Editar HQ”. Na seção Adicionar/Gerenciar capítulos da HQ” é possível adicionar capítulos referentes à obra, aumentando assim a história contada. Para visualizar a HQ recém-criada na lista de quadrinhos, basta clicar em HQ.

O único passo agora é esperar a aprovação da administração e logo ele aparecerá no site. O mangá passará pelo controle de aprovação realizado por administradores e moderadores. A intenção desse controle é impedir a publicação de conteúdos inadequados para o HnP.

Pronto! Seu mangá está publicado. Agora você precisa acrescentar capítulos? É fácil fazer. Da mesma forma que foi feito publicar seu mangá. É só clicar em “Adicionar Capítulos”.

Para adicionar os capítulos nos mangás ou HQs deve-se primeiramente logar no site. Após efetuado o login, acessar a área administrativa.

Dentro da área administrativa vá em HQs HnPe clique em HQ. Caso já exista uma HQ, ela aparecerá na lista. Passe o mouse em cima da HQ que deseja adicionar o capítulo e clique em Adicionar Capítulo.

Preencha os dados necessários e o “slug” com letras minúsculas e tudo junto, onde será criada a URL para leitura do capítulo. Aperte Salvar”.

Para adicionar fotos/imagens do capítulo acesse “Adicionar/Gerenciar imagens do capítulo”. Clique em “Add files”, para carregar as figuras. Mas lembre-se que elas devem vir com um nome e em ordem numérica, como por exemplo: 08.jpg, 09.jpg. Depois clique em Startpara fazer o upload. Após carregar todas as figuras vá em Statuse mude para Concluído. Depois é só clicar em Enviar.

Pronto! Seu capítulo foi inserido corretamente. Assim como tudo o que é publicado no site, ele está sujeito a aprovação dos administradores. Em dúvidas, entre em contato com a equipe do Heróis no Papel.

Para você que sempre se perguntou: “Onde publicar meu mangá? Onde publicar meu quadrinho?”, o site Heróis no Papel veio para lhe dar esse suporte! HnP, onde você publica seus mangás e derivados e faz sucesso!

The following two tabs change content below.
  • Gabriela Gasai

    Quanto tempo mais ou menos demora a aprovação da HQ/Manga e como posso solicitar perfil de artista?