Como melhorar o seu traço

Como melhorar o seu traço se você já estudou os fundamentos do desenho, pratica bastante e mesmo assim sente que não está ficando bom? Calma, estamos aqui para ajudar você!

Um problema comum para quem está frustrado com o seu progresso é que o desenho, mesmo estando proporcional e tecnicamente correto, parece duro, travado, sem vida, sem dinamismo se comparado ao de um profissional. Isso costuma acontecer porque o iniciante ainda está inseguro e tende a ficar muito tenso ao desenhar. Outra coisa que pode causar problema é ter a mão muito pesada, o que dificulta produzir traçados mais dinâmicos e flexíveis. Mas não se desespere, temos aqui algumas dicas bem bacanas de como melhorar o seu traço:

  • Faça bastante aquecimento antes de começar a desenhar para valer. Se você já tem o costume de se aquecer, faça ainda mais. Encha muitas folhas de rabiscos aleatórios, e procure fazer rabiscos grandes, que te forcem a mexer todo o braço e não só a mão. Isso ajuda bastante a relaxar e dar mais leveza e flexibilidade ao seu traço.
  • Outro exercício bacana é fazer esboços sem apoiar o braço na mesa. Se achar difícil, tente fazer com o papel afixado na parede.
  • Experimente segurar o lápis longe da ponta. Quanto mais perto da ponta você segura o lápis, mais pesado e rígido fica o seu traço.
  • Tente desenhar com o lápis mais inclinado. Quanto mais “em pé” fica o lápis, mais peso ele tem.
  • Faça esboços SEMPRE. Nunca tente pular a etapa do esboço e desenhar “de primeira”, isso só deixa você mais tenso e a tensão se transfere para o seu traço. (“Ah, mas eu vi um vídeo de um cara desenhando direto e ficou bonito” – o cara com certeza fez trocentos exercícios e esboços ANTES de gravar o vídeo).
  • Tenha cuidado com o fantasma da expectativa. Muita gente, inconscientemente ou não, meio que espera que o desenho saia 100% perfeito logo de cara, algo que quase nunca acontece. Se você acompanhar um profissional trabalhando, verá que dos primeiros esboços até a arte final, o desenho é corrigido e refeito dezenas de vezes. Às vezes você pensa que a sua arte está ruim e não é verdade, só faltou paciência para corrigir alguns pontos e trabalhá-la mais.

Veja também: Aprenda a desenhar de tudo

Esperamos que estas dicas de como melhorar o seu traço tenham sido úteis. Agora, corre lá e vai praticar, desenhista!

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)