Como fazer um amigo virar fã de Animes

Como transformar aquele amigo(a) ou namorado(a) em um novo fã de animes. Com certeza é possível, se soubermos como fazer.

Animes - HnP

Todo mundo já pensou pelo menos alguma vez “acho que fulano gostaria desse anime”, sendo que o fulano não gosta (às vezes nem tenta) de animes, “Se pelo menos a pessoa tentasse assistir um ou dois episódios…”.

É exatamente o que acontece com a minha namorada. Ela tem um gosto tão diverso do meu. Eu precisava pensar em algo, uma maneira simples de trazer ela pro meu lado… Bwaahueauheuhea *risada malígna por nenhum motivo*.

Primeiras impressões também são importantes para isso e a primeira escolha pode ser a diferença entre um novo fã ou não para esse nosso mundo Otaku, mas nem todo ótimo anime pode ser a melhor opção para a apresentação.

A gente precisa ter em mente que as pessoas têm gostos diferentes, mas mas algumas coisas se repetem quando falamos de um bom anime para se mostrarmos a um novo (possível) fã. Tendo isso na cabeça a gente evita alguns erros.

Você precisa de uma porta de entrada

Hajime-no-Ippo

Ninguém gosta da sensação de assistir algo sobre um assunto que você não sabe nada e existem centenas de opções de animes sensacionais que exigem um certo nível de conhecimento sobre um assunto específico.

Isso pode deixar as pessoas perdidas, entediadas ou ambos. Não é uma regra absoluta, mas com certeza eu aproveitei muito mais e perdi bem menos referências quando assisti Hajime no Ippo, justamente por gostar de boxe antes de assistir o anime. Se você precisa de muita explicação sobre jargões ou “piadas internas” provavelmente não é um boa escolha pra começar.

Então o primeiro fator é escolher um anime que não deixe chance pra nada ser “perdido” por falta de algum conhecimento anterior.

Uma razão para continuar assistindo

YuYu Hakusho

Mesmo a história mais simples e sem complicações não vai valer nada se não te fizer querer continuar acompanhando. Pra mim, o começo foi fácil: Yuyu Hakusho tem tudo que um menino precisaria. Temos uma equipe de personagens carismáticos, lutas, poderes, explosões, Etc.

Mesmo sendo óbvio pra mim hoje em dia que Yuyu é MUITO mais que isso, na época foi o que me manteve fiel literalmente até o último segundo de cada episódio (as traduções das músicas serem perfeitas ajudou bastante).

Para fãs adultos a coisa muda um pouco e você vai precisar mais do que lutas, personagens fofinhas ou robôs. Obviamente ficamos muito mais exigentes quando ficamos mais velhos e, ainda que eu possa afirmar que curtiria alguns animes da minha infância hoje, não é o caso para tudo que assisti e gostei. Mas então, como fazer?

Uma fórmula simples

Começamos por um grupo de personagens carismáticos, daqueles que é até difícil escolher um preferido, uma história que se mantenha coerente até o fim, e apresente com capítulos suficientes pra uma pequena maratona. Isso se aplica aos veteranos, mas talvez ainda mais pra quem está aprendendo a gostar de animes.

Acima de tudo a melhor escolha pro primeiro anime é um que faça um tipo de conexão com quem assiste. Às vezes regra que expliquei acima pode ser usada a nosso favor, ou seja, podemos escolher sobre um assunto que já seja do interesse do nosso novo Otaku.

Um anime sobre o esporte favorito, sobre navios, aviões, guerras, culinária, pessoas introvertidas, zumbis, alienígenas, comédias, dramas, romances… Não importa o assunto preferido da pessoa que você que que curta animes, com certeza tem algum sobre o tema.

Shingeki no Kyojin

Shingeki no Kyojin, Attack on Titan, tem um grande sucesso, principalmente entre jovens adultos. Especialmente aqueles que acreditam ter crescido em um mundo à beira da destruição. Quem assiste o anime vê seu reflexo e que tudo acabe bem pros personagens e quando alguém morre nós sentimos. Entende? Essa é a conexão que mencionei.

Se a escolha for certa…

Assassination Classroom

A gente tem uma graaande diferença entre curtir algo e aquela sensação de querer que todo mundo veja aquele anime X. Se a escolha for certa é isso que acontece. Pode ser uma cena, a trilha sonora ou o efeito “aquele personagem”, algo vai marcar e isso é o determinante.

Às vezes é legal dar aos fãs algo pra pensar. Alguns de nós gostamos do quebra cabeça e ir juntando as peças pouco a pouco, como em Death Note, ou mesmo pensar em como nos livraríamos da situação X, quem é na verdade nosso inimigo, como em Mirai Nikki e por aí vai.

Assassination Classroom também é um bom exemplo de anime recente. Na hora em que você começa a pensar como tentaria matar o Koro Sensei a série ja te tem exatamente onde queria.

Tenha outro anime na espera

Nanatsu no Taizai

O último passo e um dos mais importantes. Pra fechar o cerco tenha um outro anime ‘engatilhado’ pra assistir logo que o primeiro acabe. Isso fica bem fácil devido aos serviços de streaming, tipo o Crunchyroll e até mesmo o Netflix tem aumentado bastante seu acervo

Seu papel vai ser o de dizer “se você gostou desse, então vai gostar muito desse também…”. Vai ser fundamental conhecer os gostos dos novos fãs. Esqueça as listas, os Top 10 e os animes da moda se precisar. Agora você já sabe tudo que precisa, vá e faça novos fãs de anime!

The following two tabs change content below.