Como Fazer História em Quadrinhos: Etapas de Produção de uma HQ

Saber como fazer história em quadrinhos basicamente consiste em conhecer as etapas do processo criativo desse tipo de narrativa. Para criar um livro, um filme ou uma peça teatral, assim como fazer uma história em quadrinhos, é preciso seguir uma série de passos básicos.

Este artigo explicará justamente quais são os passos básicos de como fazer história em quadrinhos.

Lembrando que para saber como fazer uma história em quadrinhos, é necessário dominar uma série de habilidades, incluindo a arte de desenhar de um modo geral e a criação de personagens, além da elaboração de um roteiro. Não é a toa que a criação de uma HQ em geral envolve vários profissionais, embora um trabalho solo não seja impossível.

Conheça agora as etapas de como fazer história em quadrinhos.

como fazer história em quadrinhosComo fazer uma história em quadrinhos

Como fazer história em quadrinhos: etapas do processo criativo

O processo de como criar uma história em quadrinhos não se diferencia muito de qualquer outro processo editorial ou artístico. E ainda que cada autor tenha um método distinto de trabalho, quase sempre é necessário passar por uma série de etapas fundamentais:

  • Projeto/planejamento.
  • Produção.
  • Pós-produção/impressão/publicação digital.

 

Como fazer uma história em quadrinhos: planejamento ou ideia inicial.

Nessa etapa começa o essencial de uma história em quadrinhos, o que dará vida a personagens, situações e ações que desencadearão uma história. Qualquer história imaginada pode virar uma história em quadrinhas, por isso nenhuma ideia deve ser descartada a princípio.

Mesmo aquelas tramas que à primeira vista parecem absurdas podem dar origem a uma boa história em quadrinhos. Adaptar obras literárias ou mesmo buscar inspiração em fatos históricos igualmente pode ser uma forma de como criar história em quadrinhos. Autores experientes aconselham o registro de ideias em um caderno de notas (físico ou digital), sendo esta uma boa solução para não se desesperar na hora de buscar uma história convincente.

Na etapa de planejamento, se escolhe se a história em quadrinhos será:

  • Ficção (aventura, comédia, ficção científica ou uma mescla de estilos, por exemplo).
  • Não-ficção (infografia, jornalístico, instrutivo, etc.).

 

Como criar uma história em quadrinhos: esboço de produção

Como Criar Uma HQ

Como Fazer Uma História em Quadrinhos: Esboço

A etapa do esboço de produção começa com os desenhos primários de todos os personagens principais de uma história em quadrinhos, vistos de todos os ângulos. Esse é o momento de escolher suas vestimentas, gestos, penteado, traços étnicos, etc. Em outras palavras, são os desenhos que ajudam a entender como é cada personagem.

Nesta fase do processo de como fazer uma história em quadrinhos também é preciso estruturar universos próprios convincentes, elegendo cenários e localizações para a história. Deve-se ainda definir o estilo gráfico da história em quadrinhos. Aqui é preciso fazer a seguinte pergunta: a quem será dirigida a história? Que público lerá a obra? É muito importante planificar um estilo de desenho para toda a história em quadrinhos que seja apropriado ao leitor. O essencial é que a obra tenha coerência gráfica do começo ao fim para que o resultado seja o mais profissional possível.

A parte de materiais e técnicas a serem empregadas é um aspecto de como fazer história em quadrinhos que varia de autor a autor. Hoje em dia, cada artista dispõe de inumeráveis materiais e técnicas para trabalhar, desde um lápis e um pincel até fazer tudo através de programas de desenho. O importante é que a escolha de materiais e técnicas vá de acordo com o estilo gráfico que a história em quadrinhos terá, que possa ser reproduzido posteriormente e/ou publicado digitalmente.

Quem quer aprender como fazer uma história em quadrinhos de nível profissional deve necessariamente passar pela etapa chamada de documentação. A documentação consiste em buscar referências para dar coerência à história, não importando o gênero ao qual a mesma pertence. As principais fontes de documentação para histórias em quadrinhos são:

  • Literatura e cinema.
  • Outras histórias em quadrinhos.
  • A internet.


Dominar o processo de como fazer história em quadrinhos também inclui o estabelecimento de um cronograma para desenvolvimento da obra e prazo de conclusão. Depois, chega a hora de desenvolver o roteiro da história, que inclui todas as cenas e falas dos personagens. É muito importante só começar a desenhar a história em quadrinhos após a conclusão do roteiro.

 

Como fazer uma história em quadrinhos: desenho

Como Fazer Uma História em Quadrinhos
Como Fazer Uma História em Quadrinhos: Dicas Finais

Os passos que compõem a fase de execução da história em quadrinhos, ou seja, a hora de desenhar de fato a história, dependem muito da técnica escolhida.

De qualquer forma, o desenho precisa estar em sintonia com o roteiro, sob o risco de impossibilitar o entendimento do leitor e influenciar negativamente sua opinião sobre a qualidade da obra.

Após a finalização do original, segue-se a fase de pós-produção, que também está incluída no processo de como fazer história em quadrinhos. A pós-produção corresponde a reprodução do original, por meios físicos ou digitais, e sua distribuição ao público.

Como você viu, o processo de como fazer história em quadrinhos envolve várias etapas. É importante segui-las para ter uma obra final de nível profissional. Se você sonha em criar e publicar sua própria história em quadrinhos, o primeiro passo é aprender a desenhar, ou aperfeiçoar essa sua habilidade. É importante que você tenha segurança para desenhar seus personagens e cenários livremente, garantindo assim que sua ideia original se desenvolva da melhor forma possível.

 

 

 

 

The following two tabs change content below.