Como desenvolver a autodisciplina

Como desenvolver a autodisciplina? Isso é muito importante para quem quer ser desenhista. Afinal, nessa área empregos formais são raros, a grande maioria dos profissionais trabalha como autônomo. Até parece legal, né? Não ter ninguém pegando no pé, ter liberdade para fazer o seu próprio horário, parece tudo muito bacana!

Só que não é nada fácil. Não ter um chefe significa não ter alguém que te cobre, que te lembre dos teus prazos e responsabilidades. Não ter hora nem lugar certos para trabalhar torna muito mais difícil resistir à tentação de dormir mais um pouco, jogar mais um pouco, curtir as redes sociais mais um pouco… quando você percebe o dia acabou, nada foi feito e o serviço atrasou. Ou então, você fica fazendo fanart do seu personagem favorito em vez do desenho que foi encomendado por um cliente.

Por isso, a autodisciplina é importantíssima – para todo mundo, mas principalmente para quem trabalha por conta própria. Sem ela, é quase impossível ser um desenhista profissional. Veja abaixo algumas dicas de como desenvolver a autodisciplina:

  • Estabeleça metas e recompensas – comece com algo simples como, por exemplo, desenhar um esboço por dia por uma semana. Evite metas muito difíceis, principalmente no começo, porque a chance de você falhar é grande e, se falhar, pode acabar desanimando. Quanto à recompensa, deve ser algo bacana, mas também simples, que você possa conseguir logo que cumprir a meta. Afinal, de nada adianta prometer uma viagem se você não tem dinheiro para isso.
  • Faça listas de tarefas – listas servem não só para lembrar, mas também ajudam você a manter o foco no que precisa ser feito. Inclua até coisas mínimas como arrumar a cama ou guardar seus lápis no estojo, pois cada item que eliminar da lista vai te dar um ânimo para continuar cumprindo suas obrigações.
  • Use o despertador para lembrá-lo de começar ou parar uma atividade – teste diferentes alarmes até encontrar o que melhor funciona para você. O som não deve irritar, mas tem que ser forte ou marcante o suficiente para chamar a sua atenção.
  • Se estiver com muita preguiça ou cedendo às tentações, olhe para sua carteira e lembre-se que o dinheiro que está ali só vai diminuir se você continuar assim.
  • Lembre-se que desenvolver a autodisciplina é um processo que não acontece da noite para o dia. Não fique desanimado se não conseguir resultado logo, continue persistindo.

Veja também:  Aprenda a desenhar do zero

Esperamos que nossas dicas de como desenvolver a autodisciplina ajudem você. Vamos batalhar, desenhista!

 

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)