Curso De Desenho Grátis 06 – Como Desenhar Olhos (Detalhado e em Vídeo)

Curso De Desenho 06 – Como Desenhar Olhos (Detalhado e em Vídeo)

Detalhes importantes: olhos

Olá, prontos para mais uma aula do nosso curso de desenho grátis? Hoje vamos falar de um ponto importante tanto para quem quer fazer desenhos realistas quanto para aqueles que preferem o estilo das HQs e mangás. Muita gente nos mandou e-mails pedindo para detalhar esse tema por terem dificuldade: como desenhar olhos!

Eles são chamados de “janelas da alma”. Por aí se vê a importância dos olhos para o desenho do rosto. Através deles, o seu desenho pode expressar vida e personalidade.

Antes de entrarmos em maiores detalhes aqui, primeiro assista a essa aula em vídeo sobre como desenhar olhos que separamos pra você AQUI.

Assistindo a aula em vídeo primeiro você terá uma noção bem maior e o aprendizado aqui consequentemente será melhor. Assistido o vídeo, então vamos entrar em mais detalhes para complementar seu aprendizado agora.

Veja abaixo as partes do olho humano: pupila (a parte preta), íris (parte colorida), o canal lacrimal, o branco do olho e os cílios.

Como Desenhar Olhos

Repare que no olho real, há alguns detalhes que, às vezes, não percebemos, mas são importantes se queremos fazer um desenho realista. Vejamos quais são:

  • O “branco do olho” na verdade não é totalmente branco, há sombras e minúsculos vasos sanguíneos que se concentram principalmente nos cantos.
  • A não ser que o olho esteja arregalado, a íris costuma estar parcialmente coberta pela pálpebra. Além disso, a íris é toda raiada, aspecto que fica bem evidenciado em olhos de cor clara.
  • Os cílios não nascem exatamente no limite do olho. Existe uma pequena distância entre a linha do olho e os cílios. Normalmente isso é mais visível na parte inferior do que na superior, a não ser que estejamos vendo num ângulo de baixo para cima.

Diferenças étnicas 

A aparência dos olhos pode variar de acordo com a etnia, principalmente em se tratando de povos em que há pouca miscigenação. Orientais, por exemplo, têm as pálpebras mais “estufadas” e sem dobras, o que faz seus olhos parecerem menores e menos abertos. Isso não significa que você não possa desenhar um japonês com olhos grandes. Afinal, existem diferenças individuais, há europeus que parecem orientais, orientais que têm pele escura, negros com olhos claros, etc. Tudo depende do nível de realismo que deseja colocar na sua arte, e da história do personagem que você está retratando.

 

Veja Também: Como Aprender a Desenhar Seus Personagens de Mangá Favoritos de Forma Super Rápida e Prática


Diferenças de idade

Quanto mais jovem for a pessoa, mais arredondados, abertos, e menos marcados serão os olhos. Na medida em que envelhecemos as pálpebras vão ficando flácidas e cobrem mais os olhos. Os cantos vão caindo e aparecem rugas. Veja na figura abaixo.

Como-Desenhar-Olhos-02

Feminino x masculino

Olhos femininos costumam parecer maiores e mais arredondados que os masculinos, em grande parte por conta do uso de maquilagem.


O desenho realista

Para desenhar olhos realistas, além de prestar atenção na referência, é preciso fazer um bom trabalho de realce e sombreado. Isso vai dar vida ao seu desenho. Procure realçar os cantos fazendo traços mais fortes nesses pontos. Um sombreado leve nas laterais do branco dos olhos dá impressão de volume. Veja abaixo:

Como-Desenhar-Olhos-03

Veja as etapas de construção de como desenhar um olho na figura abaixo. Tente fazer o mesmo. Repita várias vezes, experimente pintar a íris de cores diferentes, faça cílios mais longos ou curtos, brinque bastante com o modelo até ganhar segurança.

Como-Desenhar-Olhos-04

O desenho estilizado

Em HQs, cartoons e mangás, os olhos são simplificados em diferentes níveis dependendo do estilo do artista. Eles podem ser enormes e cheios de brilho ou acabar reduzidos a meros pontinhos pretos. Veja alguns exemplos na figura.

Como-Desenhar-Olhos-05

Nas HQs ocidentais mais tradicionais, os olhos costumam ser uma simplificação do modelo realista. Geralmente a proporção em relação ao rosto é igual ou ligeiramente maior/menor do que a do olho real. Lembrando que atualmente há artistas de comics e da Disney bastante influenciados pelo estilo mangá.

Os mangás têm uma variedade grande no design dos olhos. Não é só o tamanho, mas também o formato que muda, e em muitos casos o jeito de desenhar os olhos acaba virando quase que uma assinatura do artista. Veja alguns exemplos:

Como-Desenhar-Olhos-06

Para finalizar, um exercício divertido. Tente fazer uma “troca de estilos”: experimente desenhar um personagem da Disney com olhos de mangá, ou um herói da Marvel com olhos de Disney, por exemplo. O resultado pode ser bem engraçado!

Bem, você já sabe… Para continuar melhorando e aprender a desenhar de forma plena o que você precisa fazer é treinar! Lógico que há métodos que fazem com que você acelere esse aprendizado, e caso queira saber mais sobre isso é só clicar aqui e assistir a esse vídeo.

Aí você saberá o que precisa para acelerar o seu aprendizado, além de uma dica que fará você desenhar bem mais rápido!

E por hoje é só, quadrinistas. Continuem desenhando sem parar, quanto mais praticarem, melhor ficará a sua arte. Até a próxima!

 

FONTES: 

Drawing the Human Head, Burne Hogarth

Mastering Manga, Mark Crilley

As imagens de exemplo dos “Olhos Estilizados” foram tiradas de material publicitário.

The following two tabs change content below.