Curso de Desenho Grátis 07 – Como Desenhar Mãos

Curso de Desenho Grátis 07 – Como Desenhar Mãos

DETALHES IMPORTANTES: AS MÃOS

As mãos costumam dar muito trabalho para quem está aprendendo. Até profissionais às vezes confessam que têm dificuldade. Mas dá para aprender a desenhá-las bem, sim, é só ter disposição para praticar bastante e resistir à tentação de pular etapas. Por isso pode ficar tranquilo pois iremos te explicar nessa aula o passo a passo sobre como desenhar mãos aqui no nosso curso de desenho grátis.

O grande problema quando desenhamos mãos é que quase sempre erramos a proporção dos dedos e o ponto onde eles se flexionam, aí elas parecem estranhas. Por isso, precisamos prestar muita atenção na anatomia.

Os nossos dedos (exceto os polegares) têm três “nós”, que são os pontos de conexão entre os ossos. É nesses “nós” que os dedos podem flexionar. A distância entre cada “nó” de um dedo é mais ou menos igual. No caso dos polegares, eles têm apenas dois “nós”. Resumindo: os nossos polegares podem se dobrar em duas partes enquanto os outros dedos se dobram em três.

Outra coisa importante é que os dedos têm tamanhos diferentes. O dedo médio é o mais longo de todos. O indicador e o anular são um pouco mais curtos. O mindinho e o polegar são mais curtos ainda, só que um é mais fino que todos os outros dedos, e o outro é o mais roliço. Observe a figura abaixo:

Como Desenhar Mãos

 

Veja Também: Como Aprender a Desenhar Seus Personagens Preferidos de Anime da Forma Mais Simples Possível

Para saber como desenhar mãos, passamos por algumas etapas.

  1. Esboçamos uma “mão de boneco”, só com elipses demarcando a palma, o polegar e os quatro dedos. Isto vai nos orientar em relação ao tamanho total da mão e a proporção entre palma e dedos.
  1. Traçamos um “esqueleto” bem simplificado, prestando bastante atenção na proporção entre os dedos.
  1. Divida o polegar em duas partes e os demais dedos em três partes iguais, marcando as divisões com os “nós”. Isso nos ajuda a ver claramente os pontos onde os dedos podem flexionar.
  1. Esboçamos os dedos com elipses ou cilindros.
  1. Finalizamos o desenho. O detalhamento vai depender do estilo de desenho que escolher: quanto mais detalhes colocar (unhas, linhas, rugas, pelos), mais realista parecerá.

como-desenhar-mãos-02

Os Diferentes Tipos de Mãos

Mãos masculinas em geral são maiores, com dedos mais grossos e ossudos do que as femininas. No caso de crianças, quanto mais novas, mais delicadas e gordinhas serão as suas mãos. As dos idosos, além de enrugadas, são bem magras e finas.

Isso não é uma regra absoluta, claro. Uma mulher que é operária ou trabalhadora rural pode ter mãos mais grossas do que um homem que nunca fez nenhum trabalho braçal, por exemplo.

como-desenhar-mãos-03

Veja alguns modelos de mãos em diferentes posições no desenho abaixo. Tente copiá-las várias vezes até se sentir mais seguro. Depois, experimente projetar e desenhar outras posições usando sua própria mão como referência.

como-desenhar-mãos-04

Bem, aqui é uma aula mais rápida e, claro, não esgota esse assunto. Ainda há muito mais o que se aprender. Caso queira se aprofundar no assunto e também assistir a uma dica que irá facilitar o seu aprendizado dá uma olhada nesse vídeo aqui também que irá complementar nosso curso de desenho aqui. 

Viu só? É um pouco trabalhoso e demorado no início, mas depois de praticar bastante, verá que vai ganhar velocidade e dominar a arte de como desenhar mãos! Continue se esforçando que vale a pena!

Terminamos por hoje. Fiquem ligados para a nossa próxima aula de desenho grátis!

The following two tabs change content below.