Como Desenhar Mangá: Primeiros Passos de um Mangaká de Sucesso

Aprender como desenhar mangá para ser um mangaká de sucesso é o sonho de muitos apaixonados por esse estilo de história em quadrinhos originário do Japão.

A dica básica para quem quer desenhar mangá é conhecer as noções gerais de desenho, que você pode aprender por conta própria (com muito tempo, paciência e disciplina), recorrendo a um curso de desenho ou mesmo optando por um curso específico de anime e mangá.

Confira algumas dicas muito úteis de como desenhar mangá, para quem está dando seus primeiros passos como mangaká.

 

Dicas gerais de como desenhar mangá e tornar-se um mangaká

Antes de entrar em nossas dicas específicas de como desenhar mangá, precisamos mencionar que a primeira característica de um mangaká de sucesso é se interessar profundamente pelo universo dos animes e mangás.

A dica é ler mangá e assistir anime de verdade, o que não é difícil nos dias de hoje, com a internet. Aqui em nosso site você encontra diversos mangás online para leitura grátis.

Ao fazer uma espécie de imersão no gênero, você poderá observar os traços gerais dos personagens, para assim desenvolver seu estilo próprio. E se você é fascinado (a) por animes e mangás, mas tem dificuldades em desenvolver suas habilidades de desenhista, saiba que isso é muito fácil de resolver, com persistência e um bom curso de desenho.

 

Confira essas 03 dicas de como desenhar mangá

 

Dica #01. Comece pelo básico. Ao desenhar, devemos estabelecer as formas básicas e linhas guias, para depois elaborar nosso desenho sobre elas.

O primeiro passo de como desenhar mangá é criar um esboço da cabeça, adicionando o cabelo em seguida, lembrando que neste estilo gráfico o cabelo distingue os personagens, e finalmente os olhos que igualmente são característicos.

Outro aspecto básico muito importante são as expressões faciais, que numa história em quadrinhos, denotam comunicação, transmitindo mais informações sobre o seu personagem.

 

Dica #2. Estilo dos olhos. Os olhos são outro ponto chave ao aprender como desenhar mangá, pois são um traço característico do anime, variando muito, não só entre cada desenhista, como também entre personagens dentro de um mesmo anime ou mangá.

Os olhos expressam muito da personalidade de um personagem. Para aprender as técnicas de como desenhar olhos para mangá, um curso de desenho online é uma excelente escolha.

 

Dica #3. Desenhos de corpo inteiro. Para desenhar personagens de corpo inteiro, é recomendável que você estude as proporções, por conta própria ou através de um curso de como desenhar mangá.

Utilizar como molde básico um “bonecos de palitos” permitirá que você estabeleça a posição do seu personagem, braços e pernas.

Depois, acrescente a silhueta ao redor de seu boneco de palitos, para dar profundidade ao corpo e delimite cada detalhe.

Neste momento é importante que você estabeleça seu gênero. Por fim, adicione detalhes como roupas e traços individuais.

Sobre as proporções, você deve estar seguro de que a cabeça tenha as proporções corretas, e as mãos devem ser relativamente do tamanho da cabeça ou um pouco menores.

 

Essas são dicas gerais sobre como desenhar mangá. Para se tornar um mangaká de sucesso, o ideal é que você busque referências e pratique sempre para aperfeiçoar suas técnicas de desenho.

Se você nunca estudou desenho e desconhece conceitos básicos, como proporções, o mais indicado é procurar algum material informativo de qualidade ou curso de desenho para iniciantes.

 

Primeiro passos como mangaká: como desenhar um corpo para mangá

 

Se você quer chegar a ser um mangaká de sucesso, deve começar pelo básico. A técnica geral apresentada a seguir serve para desenhar corpos de maneira indiferenciada, ou seja, serve tanto para personagens femininos de mangá e anime quanto figuras masculinas.

 

Comece desenhando um círculo para a cabeça, na parte inferior acrescente uma linha em forma de “v” para o rosto. Abaixo dessa estrutura desenhe um retângulo grande e um círculo do mesmo   diâmetro, deixando espaço para o pescoço entre as duas estruturas. Depois, desenhe linhas e círculos para estabelecer o movimento e posição das extremidades, e divida o retângulo que será o tronco.

como desenhar mangá

Agora é hora de desenhar o esquema básico do corpo. Para o corpo propriamente dito, trace pequenos círculos ovalados ao redor das linhas, isso demarca os braços e as pernas do seu personagem.

Nos últimos círculos, que marcam as palmas das mãos, desenhe linhas suaves para os dedos. Para arrematar, acrescente os detalhes que achar necessários, como as linhas do joelho ou dobras corporais.

comodesenharmanga

Na última etapa, você pode adicionar algumas linhas semicirculares no tronco caso deseje ressaltar que se trata de um personagem do sexo feminino já desenvolvido. Caso contrário, basta apagar as linhas de base.

Crie a roupa do personagem, segundo o estilo que queira dar a ele ou ela, e atribua um tom de pele, caso deseje. Você também pode fazer um desenho em preto e branco, ou trabalhar com uma escala de tons de cinza, esfumando os tons.

como desenhar manga

Se você quer mesmo aprender como desenhar mangá, não desanime diante das primeiras dificuldades e siga praticando, mesmo que você ache que não tem talento e que jamais se tornará um mangaká de sucesso. Como em qualquer outra arte, em 99% dos casos o “sucesso” só vem com muita dedicação e prática, erros e acertos.

É possível ser tornar um mangaká estudando de forma autodidata, mas você pode pegar um atalho fazendo um curso de mangá e anime.

The following two tabs change content below.