Como aumentar suas chances de conseguir trabalho

Como aumentar suas chances de conseguir trabalho? Em tempos de crise ou não, ganhar a vida como desenhista não é nada fácil. O mercado fica restrito por conta de diversos fatores como a cultura do “é só um desenho”, ou o famigerado “o sobrinho do meu amigo faz de graça”, por exemplo.

Entretanto, difícil não quer dizer impossível! E para ajudar você a superar obstáculos, vamos ver agora algumas dicas de como aumentar suas chances de conseguir trabalho:

  • Se você tem um estilo de desenho versátil, que se encaixa em diversas áreas (publicidade, técnico, design gráfico, etc.), isso é ótimo! Mas tome cuidado na hora de escolher quais artes mostrar ao seu possível cliente. Se o trabalho é de design gráfico, de nada adianta apresentar uma pintura digital superdetalhada.
  • Se o seu estilo não é tão versátil, o caminho é montar um portfólio com poucos trabalhos, porém de qualidade. Capriche ao máximo naquilo que você faz melhor.
  • Caso o possível cliente peça para ver um portfólio físico, ele tem que estar impecável. Apresente uma boa pasta, não precisa ser luxuosa, mas de qualidade razoável, e jamais inclua artes sujas, em papel amarrotado ou com resíduos de borracha grudados.
  • Ao se apresentar, seja pontual, educado e fale com clareza e firmeza. Muita gente ainda tem na cabeça o estereótipo do “artista irresponsável”, que vive perdido no mundo da fantasia, que promete mil coisas e depois esquece, ou que dá piti no meio de um projeto e larga tudo, deixando o cliente na mão. Você tem que mostrar desde o início que não é esse tipo de pessoa.
  • Evite trabalhar em troca de divulgação ou por um ganho exageradamente baixo, a não ser que tenha certeza de que vale a pena. É claro que você, sendo iniciante, não pode cobrar o mesmo que um profissional renomado. E um trabalho mal pago ainda é melhor que nenhum trabalho. Mas não exagere. Estabeleça um preço razoável, negocie com boa vontade, porém não chegue ao ponto de “pagar para trabalhar”. Fazer isso desvaloriza não só o seu trabalho, mas também de todos os seus colegas de profissão, e vai piorando a situação ao longo do tempo.

Veja também: Aprenda a desenhar do zero

Esperamos que essas dicas de como aumentar suas chances de conseguir trabalho ajudem você. Vamos à luta, desenhista!

 

 

 

The following two tabs change content below.

Equipe HnP News

Latest posts by Equipe HnP News (see all)